UFG anuncia novos cursos e vagas para o Vestibular 2009

Em 27/08/2008 09h16 , atualizado em 27/08/2008 09h19 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou a criação de 25 cursos de graduação e mais 1.211 novas vagas, que serão oferecidas já no Vestibular 2009, próximo processo seletivo da instituição.

Veja a lista completa dos novos cursos da UFG

Somadas antigas e novas vagas, serão oferecidas, então, no Vestibular 2009, 5.174 vagas, para os três turnos (matutino, vespertino e noturno). Além disso, haverá novas oportunidades para todos os campi da UFG, já que as vagas foram distribuídas da seguinte forma:

Campus Goiânia: 17 novos cursos e 696 vagas
Campus Catalão: 04 novos cursos e 240 vagas
Campus Jataí: 02 novos cursos e 175 vagas
Campus Goiás: 02 novos cursos e 100 vagas

A UFG pretende, até 2012, dobrar a oferta de vagas para seus cursos de graduação, a cada Vestibular, subindo então o número de alunos de 14 mil (atualmente) para 25 mil alunos.

Tamanha expansão faz parte dos planos do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) para a UFG. Só em 2008, a universidade receberá R$ 9 milhões e 370 mil reais em recursos para construção de novos prédios e aquisição de equipamentos, já que tantos novos cursos demandam uma estrutura física equivalente. Além desta verba para obras, um total de R$ 2 milhões e 320 mil reais será destinado para custeio destes cursos.

A Universidade fará também, em 2009, concurso público para contratação de 124 professores e 75 servidores técnico-administrativos.

Matemática

Já para o Vestibular 2009 haverá mudanças também no ingresso de novos alunos para o curso de Matemática. O ingresso, que antigamente era similar aos demais cursos, agora será da seguinte forma:

1) A 1ª etapa do Vestibular continua da mesma forma, mas a 2ª muda. A partir deste processo seletivo, os candidatos fazem apenas uma prova de Redação.
2) Os classificados (e não aprovados) cursarão, durante o 1º semestre de 2009, duas disciplinas, Introdução ao Cálculo e Geometria Analítica, cada uma com carga horária de 96 horas.
3) Os estudantes farão três provas de cada disciplina para, então, serem selecionados os aptos a cursarem o curso de graduação em Matemática (60 para o turno vespertino e 50 para o noturno).

Este processo, segundo o coordenador do curso, visa mostrar aos interessados em cursar Matemática o grau de exigência do curso e contribuir para a redução da evasão de alunos, que ainda hoje é grande. O mesmo modelo é adotado por outras federais como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Inclusão

A UFG anunciou também, no início deste mês, a adoção e definição de seu modelo de ação afirmativa. Serão reservadas vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e negros egressos de escolas públicas. Além disso, a UFG passa a aproveitar a média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu Vestibular. (Saiba mais)

O período de inscrição para o Vestibular será de 09 de setembro a 12 de outubro. As provas serão aplicadas em duas etapas, sendo a primeira em 23 de novembro e a segunda em 14 e 15 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas no site do vestibular UFG ou no do Centro de Seleção da UFG.

Por Camila Mitye