A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) informou nesta semana que a partir dos processos seletivos para ingresso em 2013 irá realizar dois vestibulares por ano. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo critério único de seleção, mas sem a utilização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
De acordo com o Pró-reitor de Ensino da UFCG, Vicemário Simões, “a decisão visa otimizar o processo de seleção, reduzindo a grande quantidade de chamadas e de remanejamentos”. Desde que a UFCG adotou o Enem como critério único de seleção, é comum sobrar vagas após os remanejamentos. Isso acontece porque candidatos de outros Estados se inscrevem no vestibular mesmo sem ter a certeza de que poderão se mudar.
Para 2013 a UFCG vai oferecer 4.715 vagas nos 75 cursos de graduação, sendo 3.115 vagas para ingresso no primeiro semestre e 1.600 no segundo. Os candidatos que se inscreverem no Vestibular 2013/1 só poderão concorrer as vagas do primeiro semestre, o que não acontecia até o ano passado. Nos dois vestibulares serão utilizadas as notas do Enem 2012.
O processo para divulgação do resultado também mudou. Agora, a UFCG publicará uma listagem com os nomes dos candidatos classificados por curso, até cinco vezes a quantidade de vagas disponíveis. Esses candidatos terão um prazo para renunciar à vaga e, somente após isso, será divulgada a lista com os convocados para matrícula.
As inscrições para o Vestibular 2013/1 deverão ser feitas entre 30 de agosto e 26 de setembro. A taxa será de R$ 15 e valerá também para o Vestibular 2013/2, caso o candidato faça uma nova inscrição.
Por Adriano Lesme