UFABC aplica 1ª Fase do Vestibular 2009 neste domingo

Em 16/10/2008 10h49 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal do ABC (UFABC) realiza neste domingo, 19 de outubro, a 1ª Fase de seu Vestibular 2009. Nesta fase, as provas são constituídas de 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais.

As provas serão aplicadas em 15 locais no ABC, na capital, em outras cidades da Grande São Paulo, no litoral e no interior paulista, das 14h às 18h. Cada candidato deve confirmar seu local de prova no site da Vunesp (responsável pelo Vestibular da UFABC).

No dia 06 de novembro a universidade divulgará os três mil candidatos classificados para as provas da segunda etapa do concurso. Para conseguir classificar-se, o estudante deve obter nota igual ou superior a 50 na primeira etapa.

Inscritos

Ao todo, 9.463 estudantes se inscreveram para a disputa das 1.500 vagas do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia oferecido pela UFABC, somando candidatos pelo Vestibular e pelo aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Considerando apenas os inscritos pelo Enem, este número cai para 1.763 (40% destes inscritos optaram por também fazer o Vestibular).

Um terço do total de vagas da UFABC é reservado para quem conseguiu rendimento igual ou superior a 90% na prova do Enem. Os aprovados por esta modalidade serão conhecidos 30 dias depois que o MEC liberar o resultado do Enem 2008.

Dos candidatos pelo Vestibular tradicional, 4.521 (53,7%) se inscreveram para o período diurno e 3.898 (46,3%) para o noturno. Como são 750 vagas para cada turno, a concorrência ficou em cerca de 6 candidatos por vaga para o período diurno e 5,1 para o noturno.

A lista final de aprovados no Vestibular 2009 da UFABC será divulgada no dia 16 de janeiro e a matrícula dos convocados em 1ª chamada será entre os dias 21 e 24 do mesmo mês.

Curso

Os candidatos aprovados farão os três anos do curso de Ciência e Tecnologia e, depois, poderão optar por um dos seguintes cursos atualmente oferecidos pela UFABC:

Bacharelado: Biologia, Ciências de Computação, Física, Matemática e Química.

Engenharia: Ambiental e Urbana, Aeroespacial, Bioengenharia, de Energia, de Gestão de Instrumentação, Automação e Robótica, de Materiais e de Informação.

Licenciatura: Biologia, Física, Matemática e Química.

Veja também:
Conheça melhor a Universidade Federal do ABC (UFABC)
Saiba como as universidades utilizam a média do Enem além do ProUni

Por Camila Mitye