UERJ encerra inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019

Para se inscrever, os estudantes devem acessar o site da universidade, preencher o formulário e pagar uma taxa que custa R$ 60.
Em 07/05/2018 01h00 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) encerra nesta segunda-feira, dia 7 de maio, o prazo para inscrições no 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2019. Os interessados devem se inscrever pelo site da UERJ e pagar uma taxa no valor de R$ 60.

Faça sua inscrição na UERJ

Com o fim previsto para 30 de abril, o prazo de inscrição foi prorrogado em virtude da volta do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II para o Vestibular Estadual, dando assim mais tempo para os interessados se inscreverem para as 50 vagas.

Veja mais sobre a prorrogação das inscrições

Exame de Qualificação

O 1º Exame de Qualificação (EQ) será realizado em 10 de junho. Ele será composto por questões objetivas de disciplinas do ensino médio. Os classificados nesta etapa serão conhecidos no dia 18 seguinte. 

Quem não se inscrever no 1º EQ ou desejar aumentar a nota poderá se inscrever no 2º Exame de Qualificação. A isenção da taxa será recebida de 13 a 15 de junho, enquanto o cadastro será de 17 de julho a 5 de agosto. As provas serão no dia 6 de setembro. 

Exame Discursivo

Os candidatos que tiverem aproveitamento mínimo de 40% em um dos Exames de Qualificação estarão aptos a participar do Exame Discursivo (ED). Esta etapa ainda não tem data de inscrição definida, mas suas provas serão aplicadas em 2 de dezembro. 

O número de vagas oferecidas no Vestibular Estadual só será informado quando sair o edital do Exame Discursivo.

Obras Literárias

O 1º Exame de Qualificação (EQ) terá a presença da obra "O Livro dos Sonetos", de Vinícius de Morais. Enquanto o 2º Exame de Qualificação (EQ) deve cobrar a leitura do livro "O Alienista", de Machado de Assis. A leitura é obrigatória para os vestibulandos. 

Já as obras do Exame Discursivo são "O Seminarista", de Rubem Fonseca e "O Crime de Padro Amaro", de Eça de Queiroz. O primeiro livro é para a Redação e o segundo para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas.

Mais informações no Manual do Candidato