Topo
pesquisar
Em 14/10/2019 00h30, atualizado em 11/10/2019 18h12

UERJ encerra hoje as inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2020

Notícias

O prazo não será prorrogado. Mais de 5,7 mil vagas são oferecidas para cursos presenciais. Por Adriano Lesme
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
PUBLICIDADE

Termina nesta segunda-feira, 14 de outubro, o prazo de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2020 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em seu site, a instituição reforça que as inscrições não serão prorrogadas.

Inscreva-se no Vestibular UERJ 2020

A taxa de inscrição é de R$ 100 e os candidatos que conseguiram isenção nos Exames de Qualificação também estão isentos do pagamento no Exame Discursivo.

Podem participar do Exame Discursivo os candidatos que fizeram um dos dois Exames de Qualificação aplicados neste ano e que acertaram no mínimo 40% da prova, ou seja, que obtiveram conceito A, B, C ou D.

Vagas

O Vestibular 2020 da UERJ visa preencher 5.731 vagas para o ingresso no primeiro e segundo semestre de 2020. Entre as oportunidades oferecidas 45% são reservadas para o sistema de cotas, sendo distribuídas da seguinte forma:

- 20% para candidatos negros, quilombolas e indígenas;

- 20% para candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública;

- 5% para pessoas com deficiência e para filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A seletiva também oferece outras 50 vagas para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (CBMERJ).

Provas

O Exame Discursivo será realizado dia 1º de dezembro e os candidatos poderão ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais de prova, entre 28 a 30 de outubro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os vestibulandos terão que responder três provas discursivas: uma prova de redação para todos os cursos e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido. A leitura do romance ‘Antes de nascer o mundo’, de Mia Couto, é obrigatória.

O resultado final para o candidato à UERJ será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida nos Exames de Qualificação (EQs) realizados anteriormente (A UERJ aplicou o 1º EQ no dia 9 de junho e o 2º EQ foi realizado em 15 de setembro), totalizando o máximo de 100 pontos.

Veja o resultado do 1º EQ
Veja o resultado do 2º EQ

Veja como funciona a pontuação dos EQs:

  • Conceito A - 20 pontos
  • Conceito B - 15 pontos
  • Conceito C - 10 pontos
  • Conceito D - 5 pontos

Já o ED vale 80 pontos, que correspondem a soma da pontuação obtida nas três provas. O candidato que zerar qualquer uma das três provas do ED será eliminado.

Resultado

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado será informado no dia 23 de janeiro de 2020. As matrículas serão realizadas entre os dias 28 e 30 de janeiro com as datas definidas por ordem alfabética. Uma nova chamada deve ser realizada no dia 8 de fevereiro.

Para mais informações acesse o Site da UERJ, consulte o Manual do Candidato ou entre em contato pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br ou telefone (21) 2334-0669.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola