A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta sexta-feira, 21 de agosto, os editais do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise) 2016. A instituição informou, ainda, que a partir deste ano adotará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação do Vestibular.
Com isso, além de participar das provas que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, os interessados em concorrer a uma vaga no Prosel deverão comprovar que participaram dos dois dias de prova do Enem 2015 e obtiveram nota superior a 400 na Redação ou média aritmética das notas do Exame superior a 400. Eles também deverão se inscrever entre 22 de setembro e 8 de outubro, mediante taxa de R$ 25.
Isenção e Inscrições
Egressos ou concluintes do Ensino Médio em Escolas ou Instituições da Rede Pública no Estado do Pará, servidores da Uepa, seus dependentes e Pessoas com Deficiência têm até 28 de agosto para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O resultado provisório sai em 4 de setembro com prazo de dois dias para recursos. Já a versão oficial será disponibilizada no dia 15.
Com a adesão ao Enem, só haverá a segunda e a terceira etapas do Prise. Alunos que ainda estão cursando o ensino médio e realizaram as etapas anteriores nos últimos anos, inclusive contemplados com a isenção total ou parcial, deverão solicitar a renovação de inscrição entre 25 de agosto e 10 de setembro. A taxa é de R$ 40.
Provas e vagas
Serão aplicadas duas provas do Exame Habilitatório de Música para candidatos do Prosel. Elas acontecem nos dias 22 e 29 de novembro. Já para os vestibulandos da 3ª etapa do Prise, os testes serão aplicados no dia 8 de novembro, seguido por uma prova objetiva e de redação, que acontece em 6 de dezembro, também para inscritos na 2ª etapa.
O resultado final é esperado para o final de janeiro de 2016. Das 3.420 vagas, igualmente divididas entre as duas seleções, 40% são reservadas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública. Estudantes de escolas localizadas no Estado do Pará serão contemplados com um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, no Prosel.
Por Wanja Borges