UEMA: provas da 1ª fase do Paes 2020 acontecem hoje (20)

Universidade contou com mais de 66 mil inscritos. Bacharelado em Segurança Pública e Medicina são os cursos mais concorridos.
Em 20/10/2019 00h30 Por Giullya Franco

Crédito: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho - Assessoria de Comunicação Instit
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste domingo, 20 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vai aplicar as provas da 1ª fase do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2020, das 13h às 18h. Neste ano, um número recorde de candidatos se inscreveram na seletiva: 66.746.

Veja os locais de prova

As provas serão realizadas em São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Os candidatos deverão chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência, levando documento de identificação original com foto e caneta de tubo transparente com tinta azul ou preta.

Provas

As provas da 1ª fase do Paes 2019 serão formadas por 60 questões objetivas de conteúdos do Ensino Médio, sendo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola (20 questões), História, Geografia, Filosofia, Sociologia (20 questões) e Matemática, Física, Biologia, Química (20 questões).

  • Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música tiveram que realizar as provas de Habilidades Específicas. O resultado já está disponível, clique aqui para conferir.

  • Obras literárias

Para o processo seletivo a UEMA vai cobrar o conhecimento das seguintes obras literárias: Libertinagem (Manuel Bandeira), Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida) e Verão no Aquário (Lygia Fagundes Telles).

  • 2ª Fase

Os candidatos classificados para as provas da 2ª fase terão seus nomes divulgados no dia 9 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 24 seguinte, com 12 questões discursivas específicas ao curso escolhido e redação.

Resultado e Vagas

A UEMA deve publicar o resultado do Paes no dia 17 de janeiro de 2020. Estão sendo oferecidas 4.030 vagas para a UEMA e 910 vagas para Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Das oportunidades, 10% são reservadas para candidatos negros e índios que estudaram em escola pública e 5% para deficientes.

O curso mais concorrido é o bacharelado em Segurança Pública, que também reserva 20% das vagas para candidatos negros. Na concorrência estão 432 candidatos por vaga para mulheres e 164,93 para homens. A segunda maior concorrência é para Medicina em Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal, e Medicina em Imperatriz com 164,03.

Veja a concorrência geral

Para mais informações acesse o Site da UEMA ou consulte o edital.