UEMA aplica PAES 2021 a partir de domingo (4)

Mais de 43 mil estão inscritos na seleção e foram divididos em dois dias para a realização das provas.
Em 03/07/2021 08h00 Por Giullya Franco

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho/Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aplica no domingo e na segunda-feira, 4 e 5 de julho, as provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2021.

Veja os locais de prova

As provas serão aplicadas das 13h às 18h, nos campi da UEMA em São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Coroatá e São Bento e nos campi da UEMASUL de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h e os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência, levando documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.

Divisão dos candidatos

O PAES tem 43.956 inscritos e a UEMA optou por dividir a aplicação em dois grupos. Dos candidatos, 23.685 farão as provas no primeiro dia e os outros 20.271 no segundo dia. Veja como os grupos foram divididos:

4 de julho: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Engenharia de Pesca, Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, Zootecnia, Educação Física, Ciências Naturais e Tecnologia em Alimentos.

5 de julho: Letras em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Letras em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas, Pedagogia, Música, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Comercial, História, Geografia, Engenharia Florestal, Tecnologia em Agronegócios, Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Sociais e Filosofia.

Biossegurança

Para a realização das provas no período de pandemia a UEMA vai disponibilizar álcool gel 70% em vários pontos dos locais de prova e vai manter afastamento mínimo de dois metros entre mesas e cadeiras individuais. Haverá aferição da temperatura e as salas terão ocupação máxima de 40% da capacidade.

O candidato deverá usar máscara de proteção facial, manter o distanciamento social, levar sua própria garrafa, transparente e sem rótulo, devidamente abastecida com água e só poderá consumir alimentos secos durante a realização da prova.

Mais: Veja todo o protocolo de biossegurança da UEMA

Provas

As provas do PAES serão aplicadas em etapa única e serão compostas por 44 questões objetivas e uma redação. Veja a divisão:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola): 12 questões
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia, Sociologia): 16 questões
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física, Biologia, Química): 16 questões

Vagas e Resultado

Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

As vagas são distribuídas entre o Sistema Universal e o Sistema Especial de Reserva de Vagas. Veja como é feita a divisão das vagas especiais:

10% - estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas
5% - pessoas com deficiência
20% - candidatos negros

Medicina e Direito são os cursos mais concorridos da seletiva. As duas primeiras posições ficaram com Medicina, em Caxias com 153,48 candidatos por vaga, e em Imperatriz com 135,88 candidatos por vaga. O curso de Direito, em São Luís, ficou em terceiro lugar, com 36,8 candidatos por vaga.

Veja a concorrência completa

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 6 de agosto.

Para mais informações acesse o Site da UEMA ou consulte o Manual do Candidato.