UEFS registra baixa abstenção no primeiro dia; Vestibular continua hoje

Em 14/07/2008 08h01 , atualizado em 14/07/2008 08h02 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Bahia, continua a aplicar hoje (14) as provas de seu vestibular de inverno 2008. Os candidatos devem consultar novamente os cartões de convocação, pois houve correção do número de algumas salas.

Locais de prova

As provas começaram a ser aplicadas ontem, domingo, e terminam amanhã, dia 15 de julho. O horário, nos três dias de prova, é o mesmo: sempre a partir das 8h. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois os portões abrem às 7h15 e fecham ás 7h50.

Ontem os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. O tema exigido na prova de Redação foi “A violência nos centros urbanos envolvendo crianças e adolescentes” e agradou a muitos estudantes, que o consideraram fácil e amplamente divulgado pela mídia.

A abstenção neste primeiro dia do vestibular foi de 7,79%, o equivalente a 778 candidatos faltosos dos 11.279 inscritos. O percentual é inferior ao do vestibular de meio de ano de 2007, quando foi registrada a abstenção de 8,54%.

Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

Candidatos aguardam o ínicio do primeiro dia de provas da UEFS.

Apesar da recomendação da comissão do vestibular e das instruções no edital do concurso, alguns candidatos foram pegos com aparelhos eletrônicos (a maioria telefones celulares) no momento em que iam aos sanitários. Os aparelhos foram encontrados com a ajuda de um detector de metais e os fiscais alertam aos estudantes que não levem consigo tais objetos nos próximos dias de prova, sob risco de eliminação do vestibular.

Concorrência

Na manhã desta segunda-feira os candidatos fazem provas de História, Geografia e Matemática e, amanhã, é a vez das avaliações de Física, Química e Biologia.

Entre os cursos mais concorridos estão: Direito (42,1 candidatos por vaga), Enfermagem (37,7), Odontologia (31,8) e Engenharia Civil (25,7). Já o curso menos procurado pelos candidatos foi o de Letras – Francês, com apenas 3,3 candidatos por vaga (confira a concorrência de todos os cursos). No vestibular de inverno não há seleção para os cursos de Medicina, Engenharia da Computação e Farmácia.

Cotas

A Uefs reserva 50% das vagas para quem cursou, em escola pública, o ensino médio todo e pelo menos dois anos do ensino fundamental. Deste valor, 80% serão destinados a candidatos que se declararem afro-descendentes. Além destas reservas, a universidade garante duas vagas a mais para indígenas e quilombolas em cada um dos cursos oferecidos.

Por Camila Mitye