UNEB abre inscrições para o Vestibular 2022/2

Cursos são na modalidade presencial e EaD. 40% das vagas são para negros
Em 03/06/2022 13h18 , atualizado em 03/06/2022 15h46 Por Miguel Souza

Departamento de Ciências Humanas da Uneb
Departamento de Ciências Humanas da Uneb
Crédito da Imagem: Divulgação/Uneb
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abriu hoje, 3 de junho, as inscrições para o Vestibular 2022/2. O prazo vai até o dia 16 de junho.

Faça a sua inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100, mas candidatos de baixa renda podem solicitar isenção.

A isenção da taxa de inscrição é exclusiva para candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em escolas públicas ou municipais da Bahia. Também se aplicam candidatos que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente da rede pública.

Além disso, também podem solicitar o benefício os servidores das Universidades Públicas Estaduais da Bahia, bem como seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau.

O resultado da primeira etapa da Política de Isenção será divulgado no dia 07 de junho, no site do Vestibular UNEB 2022/2.

Os candidatos convocados para segunda etapa deverão apresentar, entre 9 a 10 do mesmo mês, documentos necessários para comprovação da solicitação, conforme edital.

Vagas

A oferta do processo seletivo é de 3.401 vagas. Há 2.291 para cursos de graduação na modalidade presencial e 1.110 vagas para os cursos na modalidade de Ensino à Distância (EaD).

Entre as vagas dos cursos a distância, 650 são para os cursos oferecidos nos Polos/Campus da Universidade do Estado da Bahia e 460 vagas para os oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Do porcentual total de vagas, 40% é exclusiva para participantes negros. Além disso, a política de cotas da Universidade também prevê 5% de sobrevagas para cada um dos seguintes grupos: indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades.

As vagas e sobrevagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem parte dos grupos citados acima, que tenham cursado o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública e que tenham renda bruta familiar inferior ou igual a 4 salários mínimos.

Os candidatos que optarem pelas cotas oferecidas pelo Vestibular UNEB deverão enviar documentação comprobatória da categoria escolhida, conforme edital. Participantes autodeclarados negros serão avaliados por comissão da Universidade.

Confira: Universidades na Bahia

Provas

O Vestibular Uneb será constituído de seis provas aplicadas em dois dias, serão elas:

  • 31/07 - Provas de: Língua Portuguesa (Literatura Brasileira), Redação, Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Francês), Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia)

  • 01/08 - Provas de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia)

O primeiro dia de prova terá 4h30 de duração, já no segundo dia, os participantes teraão 4h para a realização da prova. Os horários e locais de realização das provas serão divulgados no Cartão do Participante, que ficará disponível no site do Vestibular UNEB.

O gabarito preliminar da prova será disponibilizado no dia 01 de agosto. O Resultado final será divulgado no dia 29 de agosto, no mesmo site.

Mais informações no edital e no site do Vestibular UNEB.