Banco de Redações de agosto: tema é déficit habitacional no Brasil

Envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line
Em 02/08/2023 14h12 , atualizado em 03/08/2023 14h33 Por Silvia Tancredi

Redação deve ser enviada no modelo de texto dissertativo-argumentativo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tema de agosto do Banco de Redações do Brasil Escola é "Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?". O envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line.

Envie seu texto para o Banco de Redações!

Déficit habitacional no Brasil é um assunto em alta no momento. Além disso, pesquisas recentes sobre o tema têm trazido à tona debates acerca da necessidade de políticas públicas para a correção desse problema no país. 

Censo Demográfico de 2022, divulgado em junho passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, apontou os seguintes dados:

  • A cada 100 domicílios particulares no Brasil, 13 estão vagos. 

  • Há 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios no país. A proporção aumentou comparada ao censo anterior: em 2010, eram 9 a cada 100.

Leia também - urbanização brasileira: causas e consequências

No Banco de Redações, os estudantes podem treinar escrever textos no modelo de texto dissertativo-argumentativo com temáticas que estão em alta e podem ser cobradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares.

Como funciona o Banco de Redações do Brasil Escola?

O Banco de Redações do Brasil Escola abre ao longo do mês três prazos para envio de redações. Cada prazo possui um limite de 40 redações para cada tipo de correção (equipe e Iara). 

Lembrando que cada estudante poderá enviar apenas uma redação por mês e, caso o limite de redações da equipe seja atingido, não será possível enviar para a Iara. 

É possível enviar o texto para correção de duas formas, para ser corrigida pela equipe de professores ou por meio da Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola.

O resultado da correção da Iara é disponibilizado de forma automática em menos de um minuto e conforme as cinco competências exigidas no Enem.

Por outro lado, a equipe de professores possibilita uma correção mais detalhada e aprofundada do texto enviado. Essa correção será disponibilizada no dia 1º de setembro. 

Na área do estudante, no site do Brasil Escola Vestibular, é possível acessar o status de correção da redação enviada pelo Banco de Redações, além dos resultados dos simulados feitos no site.

Quando o estudante enviar a redação para correção da Iara, será possível encaminhar esse mesmo texto aos professores para realizarem uma outra avaliação da redação. Esse processo também pode ser feito quando o usuário enviar primeiramente para a equipe e desejar a correção pela Iara do mesmo texto. 

Cronograma de envio das redações de agosto de 2023

Veja os prazos de envio do Banco de Redações deste mês:

  • 1º prazo: 1 a 8 de agosto

  • 2º prazo: 10 a 18 de agosto

  • 3º prazo: 20 a 27 de agosto

Correção de redações pela Iara

A correção de redações pela Iara é feita de forma automática e conforme o padrão de correção do Enem, isto é, ela apresenta aos estudantes a correção do texto seguindo as cinco competências avaliadas pelo exame.

A vantagem da correção pela Iara é ter a devolutiva com a nota em menos de um minuto! Com isso, os estudantes terão a oportunidade de ter um acesso rápido à correção e otimizar o processo dos estudos. 

Confira abaixo a página onde o usuário pode enviar, clicando no botão de cor laranja, sua redação para a correção pela equipe do Brasil Escola e o local para solicitação de correção pela Iara, no botão de cor verde.

Página de escolha da forma de envio da redação no Brasil Escola
Página do Banco de Redações do Brasil Escola mostra opções de envio do texto para a correção. 

A Iara irá apresentar a correção da redação enviada em menos de um minuto:

Correção de redação feita pela Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola
Correção da redação pela Iara.

Videoaula sobre redação para o Enem

Veja na videaula abaixo a explicação sobre as cinco competências da redação do Enem: