A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira, 12 de novembro, o gabarito oficial e as provas da 1ª fase do Vestibular 2013. Além disso, foi publicada uma errata dizendo que a questão 28 da prova de conhecimentos gerais que apresentou duas alternativas semelhantes não será anulada, pois ambas eram incorretas.
Baixe aqui as provas e gabarito
Resolução Comentada da 1ª fase da Unicamp
A primeira fase da Unicamp foi realizada ontem, dia 11, em Campinas, Grande São Paulo, cidades do Interior de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Dos 67.403 inscritos, 5.148 não comparecem aos locais de prova, gerando uma abstenção de 7,64%. O índice é um pouco maior que o do ano passado, que foi de 7,39%.
Os 62.260 presentes tiveram que elaborar, das 13h às 18h, duas redações e responder 48 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. As provas foram aplicadas em 20 cidades do país. A expectativa da banca de redação será divulgada na próxima quinta-feira, 15.
A prova
O diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, comentou que em comparação com o Vestibular 2012 a prova desse ano foi mais fácil. Porém isso não se deve as questões, que tiveram um mesmo nível, mas porque uma redação foi retirada desta fase e os candidatos tiveram mais tempo para elaborar os dois textos pedidos.
Segundo ele, o que foi requisitado nas redações era o que os estudantes sabiam, não teve nenhum gênero textual estranho, como o verbete da seleção passada. Os alunos também estão contentes com os testes, mas isso porque estão fazendo comparações com o Enem, que é um exame mais cansativo.
Seleção
A partir desta seleção a quantidade de convocados para a segunda fase, em cada curso, será de seis vezes o número de vagas oferecidas. A lista de classificados sai em 21 de dezembro, juntamente com os locais de prova da 2ª fase, que será entre 13 e 15 de janeiro de 2013.
Mais detalhes no Manual do Candidato, na Revista do Vestibulando ou pelos telefones (19) 3521-1808 / 7932.
Por Adriano Lesme