Rio de Janeiro: IFF abre inscrições do Vestibular 2020/1

Os interessados podem se inscrever até 30 de setembro e a taxa é de R$ 75. 
Em 22/08/2019 10h32 , atualizado em 22/08/2019 10h33 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da foto: Divulgação/IFF
Crédito da foto: Divulgação/IFF
Crédito da Imagem: Divulgação/IFF
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/1 do Instituto Federal Fluminense (IFF), no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever até 30 de setembro e a taxa é de R$ 75. 

Faça sua inscrição

O IFF receberá os pedidos de isenção da taxa de inscrição até o dia 6 de setembro. A solicitação pode ser feita por candidatos que tenham renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares.

As orientações para os pedidos de isenção e documentos necessários podem ser vistos no Edital do Vestibular. O resultado da gratuidade sairá em 19 de setembro. 

Provas

O IFF divulgará os locais de prova da primeira fase do Vestibular em 16 de outubro. Esta etapa da seleção será realizada em 20 de outubro e contará com 50 questões objetivas sobre Português e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. 

O resultado preliminar da primeira fase do Vestibular será publicado em 5 de novembro e recursos serão recebidos no dia 6 seguinte. 

Os locais da segunda etapa do Vestibular serão conhecidos em 20 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 24 seguinte, as quais serão diferentes conforme o curso:

=> Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo: redação + uma prova de habilidades específicas
=> Música: redação + duas provas de habilidades específicas
=> Demais cursos: somente redação

Resultados

O resultado preliminar da segunda fase do Vestibular será liberado em 11 de dezembro. O IFF receberá os recursos no dia 12 do mesmo mês. 

O resultado final do Vestibular do IFF será publicado em 20 de dezembro e as matrículas dos aprovados serão feitas de 13 a 16 de janeiro de 2020. 

A previsão é de que o IFF faça reclassificações do Vestibular 2020/1 nos dias 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro. 

Vagas

O IFF oferece 567 vagas para cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia. O Vestibular tem reserva de 50% das oportunidades para os estudantes de escolas públicas, conforme a Lei de Cotas

Outras 397 vagas serão oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, oportunidades que serão preenchidas pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

As vagas do IFF são para as cidades de Campos dos Goytacazes (Campos Guarus e Campos Centro), Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Itaperuna, Macaé.

Mais informações no Edital e no site do IFF.