Relações Internacionais será lançado pela UFRJ no Vestibular 2009

Em 19/06/2008 12h34 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou mais uma nova graduação que será lançada no Vestibular 2009. O novo curso é Relações Internacionais, com previsão de 80 vagas (40 para cada semestre) para as primeiras turmas formadas.

A UFRJ ainda não divulgou o Edital do Vestibular 2009, previsto para publicação no mês que vem, julho. Mas os candidatos já podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2009. Eles podem se inscrever somente pela internet até as 20h do dia 27 de junho.

Edital

Podem requerer o benefício os estudantes que comprovem carência financeira e que terminaram ou terminarão o ensino médio até dezembro de 2008. A UFRJ disponibilizará computadores para aqueles que não tiverem acesso a internet.

Os candidatos deverão entregar documentos comprobatórios para conseguir a isenção. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 02 de julho e o resultado definitivo no dia 08 de agosto.

Engenharia Nuclear

Outra novidade prevista para ser lançada também no Vestibular 2009 da UFRJ é o curso de Engenharia Nuclear, inédito no Brasil. O curso já foi aprovado pela Escola Politécnica da UFRJ e pelos institutos de Matemática, Química e Física, dependendo apenas do aval do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), que decidirá ainda este mês.

A partir do ano que vem, serão acrescentadas também mais 80 vagas para os cursos de engenharia da UFRJ, totalizando 870. Além disso, a universidade retomará a opção de ingresso por meio do ciclo básico (havia sido extinto em 1994). Assim, haverá 100 vagas para os candidatos que desejam ingressar na engenharia pelo ciclo básico, que é composto de dois anos de disciplinas comuns para todas as habilitações.

Só depois disso o aluno pode escolher a modalidade de engenharia que deseja cursar e a universidade distribuirá as vagas de acordo com a quantidade de disciplinas em que o aluno foi aprovado e as suas notas. O curso de engenharia nuclear, por exemplo, terá ingresso obrigatório pelo ciclo básico.

Por Camila Mitye