Região Sul ganha nova universidade federal

Em 16/09/2009 11h18 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou ontem, 15, a lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A nova instituição terá campi nos três estados da região sul, com sede em Chapecó (SC), e atenderá cerca de 10 mil alunos.

As obras começam no próximo ano, mas a partir de março a universidade já funcionará em espaços provisórios. Estima-se que 2.160 alunos sejam selecionados no primeiro vestibular, que terá como base as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o MEC, serão contratados 158 professores e 145 técnicos, também em 2010. Pelas previsões, 500 professores e 340 técnicos estarão trabalhando em 2013, quando a universidade deve estar em pleno funcionamento.

A instituição oferecerá os cursos de Administração, Agronomia, Aquicultura, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Desenvolvimento Rural, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, além de licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Pedagogia, Português, Espanhol e Educação no campo.

Outros três projetos de lei tramitam no Congresso para criar as universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e da Integração Amazônica (Uniam).

* com informações do MEC

Por Wanessa de Almeida