Provas do SSA 2019 da UEP começam neste domingo (18)

Mais de 11 mil estudantes devem comparecer para a avaliação.
Em 17/11/2018 18h00 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: upe
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2019 da Universidade de Pernambuco (UPE) começam a ser aplicadas neste domingo, dia 18 de novembro, para mais de 11 mil candidatos. As provas terão continuidade no dia seguinte.

Consulte aqui os locais de provas

Segundo o Manual do Candidato, a avaliação será aplicada no período da manhã, no horário previsto no Cartão Informativo, e terá duração máxima de quatro horas e meia. Os estudantes devem chegar com antecedência mínima de uma hora e estar munido de um documento de identificação, caneta esferográfica de tinta preta ou azul e do Cartão Informativo impresso.

Dica: veja o que fazer no dia das provas

No primeiro dia, os vestibulandos deverão responder 42 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia, além da redação. Já o segundo dia contará com 58 perguntas objetivas de Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia.

Vagas e concorrência

Nesta edição, a oferta é de 1.740 vagas para os inscritos na terceira etapa do SSA. As oportunidades são para 54 cursos de graduação, ministrados em 11 campi.

Do total de vagas disponível para os inscritos no SSA 3, 20% estão reservadas para candidatos cotistas. O sistema de reserva de vagas da UPE contempla estudantes oriundos da rede pública de educação.

Para os estudantes que se inscreveram para as vagas de concorrência universal, o curso de Medicina, ofertado no Campus da UPE em Serra Talhada, é o mais disputado, com 39,75 candidatos por vaga. Em seguida aparecem os cursos de Direito, do Campus Benfica, e Medicina, do Campus Garanhuns, com 30,75 e 20,88 inscrições por vaga, respectivamente.

Já no sistema de cotas, o mais concorrido é Odontologia, de Arcoverde, que registrou com 32 inscrições para cada oportunidade oferecida. Medicina, de Serra Talhada, é o segundo mais disputado, com 28,5 candidatos por vaga e é seguido por Enfermagem, do Campus de Petrolina, que registrou com 18,5 inscritos por oportunidade.

Veja a concorrência completa

Resultados

De acordo com o Manual do Candidato, a divulgação dos classificados será até 16 de janeiro de 2019, sendo que o edital de matrícula está previsto para o dia 7 do mesmo mês.

Haverá a divulgação dos candidatos aprovados remanejáveis até o dia 21 de janeiro, assim como a publicação das notas. Em 28 seguinte sairá a lista de classificados e matriculados das entradas dos dois semestres letivos.

SSA 1 e 2

Os candidatos das duas primeiras etapas do SSA fazem as provas depois dos concluintes da seleção. Os locais do processo seletivo estarão disponíveis a partir de 20 de novembro.

O SSA será aplicado para as duas primeiras etapas em 2 e 3 de dezembro, sendo o SSA 1 de manhã e o 2 à tarde. O primeiro dia terá 44 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia e o segundo trará 46 sobre Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.

Neste caso, os estudantes terão acesso às notas no dia 15 de março. Elas serão acumuladas para os próximos anos, já que a oferta de vagas é feita somente para os estudantes inscritos no SSA 3.

Mais informações nos Manuais do Candidato ou pelos telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791.