Professores analisam 1ª fase do Vestibular da Fuvest 2024

Os alunos realizaram as provas da Fuvest 2024 ontem (19), saiba o que os professores têm a dizer sobre os exames aplicados
Em 20/11/2023 09h00 , atualizado em 20/11/2023 09h07 Por Tiago Vechi

Vários jovens felizes abaixo do texto - Comentários sobre a 1ª fase da Fuvest 2024
O resultado da 1ª fase saí em dezembro
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A primeira fase do Vestibular da Fuvest 2024 foi aplicada ontem. As provas foram de português, matemática, história, geografia, literatura, inglês, física, química e biologia. 

Só é aprovado para a 2ª fase quem acerta pelo menos 30% da prova da 1ª fase. O resultado da1ª fase será divulgado no dia 1º de dezembro, o gabarito já pode ser conferido.

A prova da Fuvest, assim como no ano passado, não divide mais os cadernos de prova de acordo com as matérias. Dessa forma, questões interdisciplinares ficam mais recorrentes no exame, ao mesmo tempo, o caráter conteudista da prova se manteve.

Para compreender as características dos exames realizados, conversamos com professores do Colégio Poliedro, do Curso Anglo e do Colégio Oficina do Estudante. Veja o que disseram os docentes.

Provas de Linguagens da 1ª fase da Fuvest 2024 

A professora Liliane Negrão, do Colégio Oficina do Estudante, destacou, na prova de português, perguntas que abordaram gêneros textuais e figuras de linguagem. Além disso, ela elogiou a elaboração da prova.

O professor Sergio Paganim, do Curso Anglo, destacou a ausência de questões de sintaxe e a quantidade relevante de textos responsáveis por abordar a questão racial na prova. Ele também afirmou que a prova de literatura estava mais fácil que a dos anos anteriores e ressaltou a presença de uma questão sobre arte, matéria que não costuma ser cobrada na Fuvest.

Prova de matemática da 1ª fase da Fuvest 2024,

Na prova de matemática, os professores destacaram a interdisciplinaridade. O professor Rodrigo do Carmo, do Colégio Oficina do Estudante, disse que os temas clássicos da Fuvest como funções, geometria (plana e especial), análise combinatória e sequências numéricas estavam presentes, como de costume.

Ele ressaltou duas questões que cobraram teoria dos números e resolução gráfica de sistemas lineares. Para concluir, o educador fez uma observação sobre a ausência de matérias importantes para quem quer seguir carreira na área de exatas, disse ele:

Por outro lado, nota-se a ausência de assuntos importantes para candidatos à carreira de exatas, tais como: função quadrática, complexos, polinômios e equações, probabilidade e geometria analítica.

Provas de ciências humanas da 1ª fase da Fuvest 2024 

O professor, Robson Júnior, do Poliedro destacou a presença a de questões de sociologia e contrastou a prova desta edição com a do ano passado, de acordo com ele:

Nesse sentido o perfil da prova mudou. Trago como destaque a disciplina de sociologia, foram sete questões cobrando conhecimentos sobre a matéria, sendo que essa tendência de ter explicitamente filosofia e sociologia começou na Fuvest há dois anos. No último ano, só foi cobrado questões de filosofia, basicamente.

O educador, Sergio Paganim, ressaltou que a principal dificuldade das provas de humanas estava na mais na extensão dos textos do que nos conteúdos em si. Ele também elogiou a prova de Geografia por abordar assuntos contemporâneos e de forma bem contextualizada.

Provas de ciências da natureza da 1ª fase da Fuvest 2024

O professor, Sergio Paganim, analisou que as matérias de física e de química apresentaram uma facilidade maior que a dos anos anteriores. Ele também ressaltou a presença maior de textos longos em ambas as provas.

Ele pontua que foi um bom exame para averiguar quem terá capacidade de realizar a 2ª fase, pois exigiu muito das habilidades de leitura.

O coordenador do Poliedro, Robson Junior, destacou a interdisciplinaridade da prova e citou uma questão que mistura física com matemática:

teve uma questão curiosa interdisciplinar de matemática e física, na qual a Fuvest apresentou um relógio digital sobre uma mesa refletindo parte desse relógio. Então, existe o horário que o relógio indica e existe o reflexo desse horário. A questão perguntava quantas vezes ao longo do dia o reflexo representaria um horário válido dentro do nosso formato de 24 horas. Pode-se considerar uma questão bem exigente e difícil.

2ª fase Fuvest 2024

A segunda fase do Vestibular 2024 da Fuvest ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro. Veja abaixo os detalhes sobre cada prova:

- 1º dia: Prova com 10 questões abertas de Português e Redação;

- 2º dia: Prova com 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas.

As matérias do segundo dia são definidas de acordo com a escolha da carreira. A relação das disciplinas conforme as carreiras estão disponíveis no Guia de Carreiras.

O resultado do processo seletivo sairá no dia 22 de janeiro de 2024.

Vagas Fuvest 2024

O vestibular 2024 da Fuvest oferece 8.147 vagas em diversos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). 

Nesta edição, 110.399 candidatos se inscreveram nesta seleção. Medicina, em São Paulo, é o curso mais procurado, com 117.7 candidatos por vaga (c/v).

Confira a concorrência completa da Fuvest 2024