Processo Seletivo Especial da UFPA recebe pedidos de isenção

Em 22/12/2008 12h59 , atualizado em 22/12/2008 13h08 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (CEPS/UFPA) abre nesta terça-feira (23) o período de inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2009-1. O concurso seleciona candidatos para o preenchimento de vagas em cursos de graduação da UFPA.

Neste primeiro momento, poderão inscrever-se candidatos interessados em obter isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito por meio do formulário específico disponível na internet, das 10h do dia 23 de dezembro até às 18h do dia 05 de janeiro de 2009.

Poderá requerer isenção da taxa de inscrição, o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e/ou ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou de até três salários mínimos. No ato da inscrição, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social – NIS atribuído pelo CadÚnico. Se não estiver inscrito no cadÚnico, após realizar sua inscrição, deverá comprovar baixa renda entre os dias 23 de dezembro até 6 de janeiro de 2009. Essa comprovação se dará pelo envio ao CEPS (Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Rua Augusto Corrêa, nº 01, CEP 66075-900, Bairro do Guamá), de cópia autenticada dos comprovantes de renda própria e de todos os membros da família que contribuam para seu sustento e dos seus dependentes legais.

Serão aceitos como comprovantes de renda os seguintes documentos:
♦ declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, ano base 2007;
♦ Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – páginas que contenham fotografia, identificação e anotação de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho;
♦ contracheque atual;
♦ no caso de autônomos, declaração, de próprio punho, dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e (ou) contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA).

O candidato deverá apresentar também cópia autenticada do documento de identidade, do cadastro de pessoa física (CPF), de um comprovante de residência e, quando for o caso, certidão de óbitos de pai(s) e (ou) mantenedor(es).

O resultado das isenções deferidas será divulgado no dia 12 de janeiro de 2009 pela internet.

Caso o candidato não seja beneficiado com a isenção, ele poderá participar do processo seletivo realizando nova inscrição a uma taxa de R$ 75. Nesse caso, os pedidos serão efetuados pela internet, das 10h do dia 13 de janeiro até às 18h do dia 22 de janeiro de 2009. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 23 de janeiro de 2009.

Provas

O Processo Seletivo Especial 2009-1 será efetuado em duas etapas, sendo que a primeira é específica para o curso de Licenciatura em Música e consiste no Exame de Habilidades, que será realizado no dia 25 de janeiro de 2009, às 8h (hora de Belém/PA), no Núcleo da UFPA, localizado no município de Oriximiná.

A segunda etapa, comum a todos os cursos, é composta de prova de redação e 40 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada, sendo dez questões de Língua Portuguesa-Leitura, dez questões de Matemática e quatro questões de cada uma destas disciplinas: História, Geografia, Física, Química e Biologia. A prova será realizada no dia 8 de fevereiro de 2009, das 8h às 12h.

As vagas serão preenchidas após o resultado final, com base na classificação dos concorrentes, por curso de opção. Confira aqui os cursos e as vagas estabelecidos.

Por Gabriele Alves