Pedidos de isenção para o Vestibular UFSC 2010 devem ser feitos até hoje

Em 14/09/2009 07h53 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, recebe os últimos pedidos de isenção de inscrição do seu Processo Seletivo 2010. O link para requerer o desconto parcial da taxa de R$ 90 ficará disponível no site do vestibular até hoje (14).

Podem requerer o desconto parcial ou total do valor cobrado os estudantes que comprovarem carência de recursos. Professores em exercício na rede pública de Santa Catarina que não possuem formação superior também podem ser beneficiados.

Após preencher o formulário, os interessados devem providenciar a documentação necessária para comprovação de dados (confira aqui). Depois, é necessário encaminhar o envelope contendo o requerimento assinado e a documentação anexada, via Sedex ou carta com Aviso de Recebimento, ao endereço abaixo:

Coperve/UFSC
Campus Universitário, Bairro Trindade
CEP 88040-900,
Florianópolis – SC

A universidade mantém postos para atendimento dos interessados nas seguintes cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Clique aqui para conferir os locais.

A lista de pedidos deferidos será publicada pela universidade até o dia 06 de outubro. Assim como os demais vestibulandos, os isentos também deverão realizar a inscrição no processo seletivo. As inscrições serão aceitas a partir de amanhã.

Enem

A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Enem 2009 como percentual de 20% neste vestibular. Para tanto, os interessados devem declarar interesse em aproveitar a nota do exame no ato da inscrição. Neste caso, o desempenho só será utilizado se não prejudicar a escore final do candidato. O Enem será usado ainda na classificação para vagas remanescentes.

Vagas e cotas

Ao todo, a disputa 2010 da UFSC envolverá 5.721 vagas em 76 cursos de graduação de Florianópolis e dos novos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. Deste total, 20% das vagas de cada curso é reservado para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino.

Além disso, 10% serão destinadas para autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e sete vagas serão destinadas para estudantes autodeclarados indígenas.

Provas

Uma novidade que será implantada neste processo seletivo é a redistribuição das disciplinas no período de provas. Nos dois primeiros dias, os inscritos serão avaliados por questões objetivas, ficando a redação e os itens discursivos concentrados no terceiro e último dia do concurso. Confira o calendário:

06 de dezembro: língua portuguesa, língua estrangeira, matemática e biologia;
07 de dezembro: história, geografia, física e química;
08 de dezembro: seis questões discursivas e redação.

Veja também:
Edital deste vestibular
Literatura indicada

Por Wanessa de Almeida