Olimpíada Brasileira do Oceano 2022 está com inscrições abertas

Iniciativa gratuita conta com inscrições por meio de prova de conhecimento, projetos socioambientais e produções artísticas, culturais ou tecnológicas
Em 09/05/2022 14h36 , atualizado em 09/05/2022 15h34 Por Lucas Afonso

Olimpíada Brasileira do Oceano
Interessados podem se inscrever gratuitamente até 9 de setembro.
Crédito da Imagem: Divulgação / O2
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), uma iniciativa do Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. O prazo para se inscrever segue aberto até 9 de setembro

Inscreva-se!

Podem participar pessoas de qualquer idade, independentemente se estudam ou não. O projeto estimula o desenvolviemento e compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. Todas as etapas são gratuitas.

São três modalidades de participação:

  • Conhecimento
  • Projeto socioambiental
  • Produção artística, cultural e/ou tecnológica

As inscrições devem ser realizadas por uma pessoa maior de 18 anos. Para participantes que estejam matriculados em instituições formais e não formais de ensino, a inscrição é feita pelo educador responsável. 

Prova de Conhecimento

A modalidade consiste na realização de uma prova temática sobre oceano de fase única composta por questões objetivas de disciplinas tradicionais como Matemática, Ciências, História e Português, entre outras. 

O número de questões e dificuldade da prova estará relacionado ao estágio de formação do inscrito. Serão cinco tipos de provas, confira a distribuição: 

Tipos de provas de acordo com o estágio de formação.
Crédito: Edital da Olimpíada Brasileira do Oceano 2022

A recomendação é de que crianças menores de 8 anos participem da olimpíada nas modalidades de projeto socioambiental e produção artística/cultural. 

Ao fazer a inscrição, o educador responsável deve escolher uma data entre 29 de setembro e 1º de outubro para a aplicação da prova de conhecimentos, que pode ser realizada de forma online ou presencial.

Os participantes sem vínculo com alguma instituição de ensino farão a avaliação online entre 29/09 e 01/10.

Todos os participantes que obterem menos de 50% da pontuação da prova receberão menção honrosa. Já os que pontuarem acima dos 50%, terão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação.

Nesta edição, 45 participantes da modalidade de conhecimentos serão premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Projetos e produções

As inscrições poderão ser feitas tanto de forma individual quanto em grupo.

O projeto socioambietnal deverá conter o desenvolvimento de ações que articulem um processo de ensino-aprendizagem com a integração de diferentes disciplinas, métodos e processos para seu desenvolvimento.

Incluem-se como ação desses projetos, as intervenções realizadas com e na comunidade, que considerem as características da cultura oceância relacionadas à cidadania e formação dos participantes, em conhecimento e valores socioambientais. 

Quanto à modalidade de produção artística, cultural e/ou tecnológica, os trabalhos devem contemplar produtos como músicas, cordéis, peças teatrais, poesias, artes, exposições fotográficas, histórias em quadrinhos, textos de divulgação, relatórios, invenções, aplicativos e jogos.

Os produtos devem ser originais e estarem relacionadas à cultural oceânica, isto é, apresenta a relação da humanidade com o oceano. 

Os participantes das modalidades de projetos socieambientais e das produções devem enviar os arquivos correspondentes aos seus trabalhos dentro do prazo estipulado para as inscrições. 

Os trabalhos que se destacarem terão seus nomes e projetos/produtos publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica. 

Temas transversais

A O2 conta também com quatro temas transversais: Mulheres na ciência; Pesca e aquicultura artesanal; Mudança do clima e; Bicentenário da Independência. Esses temas são oportunidades para a discussão de questões contemporâneas que integram conhecimentos junto a cultura oceânica. 

Os temas transversais são opcionais para as modalidades de projetos socioambientais e produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas. Eles devem ser indicados no momento da inscrição caso o participante ou grupo tenha interesse em incluir um ou mais dos temas. 

Premiações

A premiação da O2 irá ocorrer entre os dias 10 e 15 de outubro em um evento internaiconal da Década do Oceano sobre a Cultura Oceânica, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na edição de 2021, a O2 contou com 670 inscrições com mais de 3,3 mil participantes e 145 instituições. 

Confira mais informações no edital da olimpíada e no site da O2