O que vestir no dia do Enem

O Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto às roupas no dia da prova.
Em 07/11/2022 12h46 , atualizado em 08/11/2022 12h22 Por Miguel Souza

O que vestir no dia do Enem
O que vestir no dia do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no próximo domingo, dia 13 de novembro. Muitas dúvidas surgem com a proximidade da prova, uma delas é o que pode ou não vestir no dia do Enem. 

Apesar da constante dúvida sobre as vestimentas, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto às roupas no dia da prova.

Entretanto, acessórios como óculos escuros e artigos de chapelaria são proibidos durante as provas do Enem.  Preparamos um material informativo e visual para orientar os estudantes sobre o que vestir no dia do Enem, confira:

Boné

Bonés são permitidos no Enem?

Cobrir os cabelos é proibido! Então, nada de boné! O mesmo vale para chapéus, viseiras e gorros. 

A proibição não vale para artigos religiosos como burca e quipá, porém, para poder realizar as provas será necessário passar por revistas para que os artigos possam ser utilizados. 

Relógios

Relógio são proibidos no dia do Enem

Outra proibição está no uso de relógios, principalmente para aqueles com alarmes. 

Óculos escuros

Óculos escuros são proibidos no Enem

Óculos apenas de grau! Os óculos escuros estão na lista de proibição do Edital do Enem. 

Recomendações

Roupas confortáveis

A dica é usar roupas confortáveis no Enem

A dica é sempre usar roupas que não incomodem o estudante. É interessante usar uma roupa que você já tenha usado e tido a experiência de conforto e que, principalmente, não aperte.

Aqui valem tênis, shorts e até regatas.

Respeite o clima de sua região

Roupas de frio são permitidas no Enem [1]

Como o Brasil é um país muito extenso e com clima variável de região para região, há uma mudança muito grande de temperaturas de um estado para o outro, o que torna interessante a avaliação de alguns itens.

Por conta da grande variação climática, é bom o candidato estar atento a temperatura no dia das provas na sua região para escolher a roupa adequada, já que estar com a roupa desconfortável pode atrapalhar a concentração e até o seu rendimento durante as provas.

Veja também: Quantas questões tem o Enem e como funciona a prova?

Tente conhecer a estrutura do seu local de prova

Uso de regata no Enem [2]

Além de checar o clima, se o estudante tiver a oportunidade de conhecer o local de prova, poderá saber como se vestir. A presença ou a falta de ar-condicionado e ventiladores pode deixar o ambiente frio ou quente. Em caso de dúvida, opte por camiseta e bermuda/short e leve uma blusa.

Demais recomendações

Mochilas e bolsas podem não ser boas escolhas no dia das provas, já que os mesmos precisarão passar por revistas dos fiscais de sala.

Caso seja preciso levá-los, o ideal é optar por uma bolsa pequena ou sacola para os pertences necessários para a realização do Enem, como canetas, água, lanche e, claro, os documentos pessoais.

Créditos das imagens

[1] Freepik - CookieStudio

[2] Freekpik - CookieStudio