MPF pede que o vestibular da Ufam seja novamente anulado

Em 25/02/2008 15h35 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal no Amazonas entrou com um novo pedido na Justiça para que o vestibular 2008 da Universidade Federal do Amazonas, Ufam, realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro, seja anulado. Desta vez, o MPF alega que a Comissão Permanente de Concursos (Comvest) utilizou questões de provas antigas para redigir a prova de Conhecimentos Gerais II e de língua estrangeira.

A prova de Conhecimentos Gerais II, que testa o conhecimento dos candidatos nas matérias de geografia, biologia, química e física, teve questões integralmente copiadas dos vestibulares realizados em 2003, 2004 e 2005. As provas de língua estrangeira, no entanto, foram copiadas do vestibular de verão de 2007.

A liminar do MPF pede o afastamento dos atuais membros da Comvest e a contratação de uma empresa que realize os vestibulares (ou a composição de uma nova comissão). De acordo com dados da própria Ufam, dois dos membros da Comvest possuem parentes participando do processo seletivo 2008 da Ufam e estão em plena atividade.

O pedido do MPF foi formalizado na última sexta-feira, dia 22, e está sob análise na 2ª Vara Federal.

Anulação anterior

O MPF já havia pedido a anulação do processo seletivo da Ufam, no dia 20 de dezembro, por ter verificado várias irregularidades durante a realização das provas. O juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou o pedido do MPF e determinou que a Ufam publicasse em 30 dias um novo edital contendo regras rígidas com relação à credibilidade do processo seletivo e as datas de realização das novas provas, respeitando uma antecedência mínima de 20 dias entre a publicação do edital e a aplicação das provas.

Prova de Conhecimentos Gerais I e gabarito

Prova de Conhecimentos Gerais II e gabarito

Por Marla Rodrigues