O Ministério Público Federal do Ceará vai encaminhar uma recomendação ao Ministério da Educação e da Cultura (MEC) para anulação do exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.
Isso porque ontem, 25 de outubro, o órgão foi procurado por estudantes de Fortaleza que denunciaram que em um simulado aplicado por um colégio da cidade havia questões iguais ao do exame.
O procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade, ao comprovar a existência de 13 questões idênticas. O que seria mais um caso de vazamento das provas do Enem.
As questões aplicadas no simulado do colégio e no Enem são as de número 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87 da prova amarela do primeiro dia. E no segundo dia, também do caderno amarelo, as questões 113, 141, 154, 173 e 180.
Sem necessidade de recorrer à Justiça, o MPF considera a importância da investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis, mas entende que já há provas constituídas para determinar uma atitude do MEC quanto à irregularidade do Exame, que não é mais pontual, atinge todos os inscritos no país.
"É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica o procurador.
Veja também:
25/10 - Textos longos é a principal reclamação de quem fez o Enem 2011
Correção comentada do Enem 2011
Gabarito oficial do Enem 2011
Por Dayse Luan
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF/CE