Ministro prevê crescimento do número de alunos em EaD

Em 18/12/2008 16h27 , atualizado em 18/12/2008 16h29 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, participou na última terça-feira (16) da abertura do encontro de coordenadores das instituições integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na ocasião, Haddad contabilizou que até 2012 a UAB deve contar com 600 mil alunos, número seis vezes maior do que o previsto para o início de 2009.

Segundo o ministro, o Estado precisa se responsabilizar para que a educação a distância seja modelo para o sistema universitário assim como o ensino superior presencial se faz. “É dever do estado oferecer acesso e também criar marcos referenciais de qualidade”, disse.

Criada em 2006, a UAB amplia a oferta de cursos superiores em instituições públicas, por meio da educação a distância. A prioridade é formar novos professores para atuar na educação básica e oferecer formação continuada àqueles já em exercício. Nos 562 pólos espalhados pelo interior do Brasil, há laboratórios de informática, biblioteca e acompanhamento de tutores para as atividades presenciais.

“Vamos cumprir a meta de alcançar a taxa de 30% de matrícula bruta na educação superior entre 18 e 24 anos”, disse, em referência à meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2000, com duração de dez anos. “Num próximo PNE, poderemos fixar a meta de atender 50% da juventude”, previu.

*Com informações do Ministério da Educação

Veja também:
Saiba mais sobre o ensino a distância

Por Gabriele Alves