Ministério da Educação veta mais de 30 novos cursos

Em 29/02/2008 09h29 , atualizado em 29/02/2008 09h32 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em ato em prol da regulação da qualidade do ensino superior, o MEC – Ministério da Educação – vetou na última quarta-feira (27) a abertura de 31 cursos superiores em várias instituições do país.

O secretário da Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, disse em nota que essa ação condiz com a “permanente procura por mais qualidade e baseia-se nos indicadores resultantes dos processos avaliativos realizados”.

Entre as instituições de Ensino Superior que tiveram cursos vetados está a Unipalmares – Faculdade Zumbi dos Palmares – que funciona sob a política da inclusão de estudantes negros e carentes em cursos superiores. A Unipalmares tentava lançar o curso de Comunicação Social – Habilitação em Rádio e TV (bacharelado), com 150 vagas anuais.

Vários cursos de diversas áreas como engenharia, pedagogia, enfermagem, ciências da computação e cursos de licenciatura também foram negados.

Outra instituição que teve a autorização indeferida foi a Estácio de Sá de Belo Horizonte, Minas Gerais, que tentava lançar os cursos de Ciências Biológicas (licenciatura, 200 vagas anuais) e Engenharia e Gestão Industrial (bacharelado, 200 vagas anuais).

A decisão do MEC foi divulgada nas portarias 136 e 137, publicadas no Diário Oficial da quarta-feira, dia 27. Veja as páginas do Diário Oficial com a decisão:

Página 15
Página 16

Por Camila Mitye