MEC recorrerá hoje da anulação nacional das questões no Enem 2011

Em 03/11/2011 08h44 , atualizado em 05/07/2022 17h08 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 03 de novembro, a Advocacia-Geral da União (AGU), em nome do Ministério da Educação (MEC), recorrerá da decisão que anulou 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve ir hoje a Recife, em Pernambuco, onde a ação será impetrada, para entregar pessoalmente o recurso.

O objetivo do MEC é impedir que as questões sejam anuladas para todo o país, o que para o órgão prejudicaria a maioria dos candidatos. Para o MEC a solução é aplicar um novo Enem para os 639 alunos do Colégio Christus.

Entenda o caso

No dia 25 de outubro estudantes de Fortaleza procuraram Ministério Público Federal (MPF)do Ceará para denunciar que um simulado aplicado pelo Colégio Christus há algumas semanas havia questões iguais ao do exame. No dia seguinte, 26, um aluno dessa escola postou em seu Facebook as imagens dessas questões.

A irregularidade foi constatada pelo órgão, que encaminhou ao MEC um pedido para a anulação do Enem 2011. Após avaliar o caso, o MEC concluiu que as questões vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, realizada no ano passado para avaliar o grau de dificuldade das questões, e decidiu pela anulação das provas dos alunos do colégio, o qual afirmou que iria recorrer da decisão.

O MPF-CE propôs na última quinta-feira, 27, uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste fossem anuladas. No dia seguinte a Justiça Federal do estado deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para se manifestar sobre esse pedido.

O Inep apresentou a defesa, mas a Justiça Federal no Ceará decidiu, no último dia 31, anular as 13 questões que vazaram do pré-teste. As questões anuladas são as de número 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87 da prova amarela do primeiro dia. E no segundo dia, também do caderno amarelo, as questões 113, 141, 154, 173 e 180.

Por Dayse Luan
Com informações da Agência Brasil