O Ministério da Educação vai iniciar amanhã, 11 de maio, um conjunto de audiências públicas com entidades educacionais sobre o Ensino Médio.
O objetivo é ouvir as proposições dos conselheiros da Câmara de Educação Básica sobre a Consulta Pública de Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.
De acordo com informações do MEC, ao todo serão realizadas quatro audiências públicas, entre maio e junho.
Consulta Pública Novo Ensino Médio
A consulta pública sobre a formulação do Novo Ensino Médio deve ocorrer até o dia 06 de junho, podendo ser prorrogada.
O intuito da consulta é ouvir a sociedade e comunidade educacional. As opiniões vão possibilitar a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.
A coleta das contribuições será feita por meio da Plataforma Participa + Brasil. Além disso, a programação ainda inclui webinários, consulta com grupos focais de estudantes, oficinas e audiências.
Novo Ensino Médio
A implementação do Novo Ensino Médio foi suspensa. Camilo Santana, ministro da Educação, concedeu entrevistas a veículos de comunicação cearenses no início de abril.
Nessas ocasiões, ele afirmou que não houve um diálogo amplo com os gestores públicos sobre o Novo Ensino Médio.
A intenção com o processo de consulta pública é compreender o cenário do sistema de ensino, ouvir a comunidade escolar e especialistas para assim tomar medidas sobre o modelo a ser adotado para essa etapa.
Com isso, as mudanças na estrutura das provas do Enem também estão suspensas.