MEC esclarece dúvidas sobre o cancelamento do Enem 2009

Em 01/10/2009 14h18 , atualizado em 02/10/2009 13h25 Por Sheila Liz

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, comenta as mudanças geradas pelo cancelamento das provas do Enem 2009 e esclarece algumas dúvidas quanto ao procedimento dos inscritos.

Segundo Haddah, as inscrições anteriormente feitas serão mantidas, não havendo necessidade de realizar o procedimento novamente. Além disso, o prazo para novas solicitações não será estendido.

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacional (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, já tinha uma prova substituta para o caso de uma alguma eventualidade. Então não será necessária a elaboração de novos testes. Isso reduz o tempo para aplicação das novas provas.

Assim os novos exames podem ser realizados em 45 dias, que é o tempo de impressão das mais de quatro milhões de cópias. Somente nos próximos dias é que o Inep divulgará a nova data dos testes.

O resultado final do Enem estava previsto para ser publicado no dia 08 de janeiro. Agora a estimativa é de um mês de atraso. Com isso, o exame poderá deixar de ser usado em alguns processos seletivos que dependem dessa nota para compor a média da primeira fase e convocar os candidatos para a segunda etapa. As instituições ainda aguardam uma posição do MEC.

O prazo para a correção dos locais de prova que foram selecionados incorretamente no ato da inscrição acabou hoje, às 12h, mas, segundo o Inep, provavelmente será revisto. A informação ainda não foi oficializada pelo órgão, devendo dar uma declaração precisa ainda nesta semana.

Para mais informações o ministério disponibilizou aos candidatos o e-mail faleconosco@inep.gov.br e o telefone 0800-616161.

Veja Também:
01/10: MEC cancela prova do Enem 
Blog Interativo: O que você achou da atitude do MEC de cancelar a prova do ENEM?
Por que fazer o Enem?
Ainda tem dúvidas sobre o Enem 2009? Nós respondemos!

Por Sheila Liz