MEC apresenta novo modelo de vestibular

Em 01/04/2009 11h07 , atualizado em 01/04/2009 13h48 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Em entrevista coletiva realizada ontem (31) em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou um novo modelo de processo seletivo para ingresso às universidades brasileiras. A sugestão já foi encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única.

Para isso, o MEC propõe uma reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a consequente reorientação dos currículos do Ensino Médio.“Hoje o vestibular desorienta mais do que orienta a organização curricular do Ensino Médio”, disse Haddad.

Uma das principais vantagens, segundo Haddad, é a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, já que com uma única prova, o candidato pode concorrer a vagas em todas as universidades que aderirem ao sistema. A intenção também é evitar que apenas os estudantes com mais alto poder aquisitivo possam concorrer a mais vagas e, assim, democratizar o acesso a todas as instituições.

A nova prova

Se a proposta for aceita, o novo Enem terá, além da redação, quatro grupos de provas diferentes: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias. Cada um deles seria composto por 50 itens de múltipla escolha aplicados em dois dias, cem a cada dia.

O ministro explicou que a adesão de uma universidade ao novo modelo não inibe que a mesma use outros instrumentos de ingresso, como avaliação seriada e sistema de cotas. A proposta também não inviabiliza que as instituições complementem o processo seletivo com provas específicas, como os Testes de Habilidades Específicas.

Haddad adiantou que o ministério tem condições de reformular o Enem ainda este ano. O cronograma de aplicação do novo processo seletivo dependerá da resposta dos reitores à proposta, que devem se manifestar no próximo dia 7.

* com informações do MEC

Veja também:
Saiba tudo sobre o atual modelo do Enem
Opine sobre este assunto no nosso Blog da Redação

Por Wanessa de Almeida