Mais de 36 mil bolsas do ProUni sobram em 2008

Em 27/03/2008 11h04 , atualizado em 27/03/2008 11h06 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Um total de 36.312 bolsas sobraram neste primeiro processo seletivo do ProUni – Programa Universidade Para Todos -, programa governamental que oferece bolsas universitárias em parcerias com universidades particulares.

Essas bolsas remanescentes representam 34,2% do total de bolsas oferecidas neste processo seletivo (106.134). Segundo a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSu/MEC), o motivo da sobra de bolsas pode ter vindo da desistência de estudantes beneficiados (alguns desistem por não ter condições de arcar com o curso ou com os custos de mudar-se para outra cidade afim de fazer a faculdade).

A maior parte dessas bolsas (24.573) era de concessão parcial do benefício (50% de desconto na mensalidade). Ainda assim, 11.739 bolsas parciais sobraram após a seleção dos aprovados.

Destino das bolsas


O destino dessas bolsas foi sugerido pelo MEC e publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de março. De acordo com a sugestão do Ministério é a de que as universidades têm autonomia para fazer processos seletivos próprios para distribuir as bolsas remanescentes ainda para este semestre, ou deixá-las para a próxima seleção do ProUni, no meio do ano.

Outra opção é oferecer tais bolsas a alunos veteranos que tenham bom desempenho em seus cursos, com prioridade para alunos e professores da rede pública de ensino matriculados em licenciaturas, normal superior e pedagogia, além de estudantes que se autodeclararem índios.

A SeSu informou também que a maior parte destas bolsas foi classificada como “benefício adicional”, ou seja, são bolsas oferecidas por interesse próprio das instituições e não são contabilizadas para efeito de isenção fiscal.

Saiba mais:
ProUni – Programa Universidade Para Todos
A relação entre Enem e ProUni


Por Camila Mitye