Local de prova da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp é divulgado

Provas da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro
Em 22/11/2023 15h15 Por Lucas Afonso

Fundo vermelho, foto do campus da Unicamp, texto Unicamp Vestibular 2024
Mais de 2,5 mil vagas estão sendo oferecidas
Crédito da Imagem: Divulgação / Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O local de prova da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp já pode ser consultado. Provas dessa etapa serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro. Confira:

Local de prova da 2ª fase Unicamp 2024

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, nos dois dias de avaliação. É recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. O vestibular será aplicado entre às 13h e 18h tanto no dia 3 quanto no dia 4. 

Na segunda fase, os participantes terão de produzir uma redação e responder questões discursivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos de acordo com o curso de escolha do candidato. 

Leia também: Professores analisam provas da 1ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp

O que levar o dia das provas da 2ª fase da Unicamp 2024?

No dia das provas da 2ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp, os participantes devem levar:

  • Documento original de identidade.

  • Caneta fabricada em material transparente de cor preta.

Entre os materiais permitidos para a realização do exame estão: lápis, borracha, régua transparente e compasso. 

Provas da 1ª fase da Unicamp 2024 

No dia 29 de outubro, 60.241 candidatos fizeram as provas da 1ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

1ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp registrou a abstenção de 6,9%, o menor índice dos últimos 10 anos, aponta a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). 

A abstenção em São Paulo foi de 5,8%, enquanto a de Campinas foi de 8,5%. Valinhos e Bragança Paulista registraram as menores taxas de ausentes na seletiva, 4%. Veja a relação completa das taxas de abstenção aqui

Ao todo, 31 cidades do estado de São Paulo e as capitais de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador aplicaram as provas do vestibular. 

Os participantes responderam a 72 questões objetivas das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

Entre os destaques da prova, estão itens que abordaram Inteligência Artificial, fake news e o serviço de streaming Netflix. Confira a análise de professores da 1ª fase do vestibular da Unicamp aqui.

Habilidades específicas 

Estudantes que se inscreverem em cursos que exigem aptidão, como, por exemplo,  Arquitetura e Urbanismo, deverão passar pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) nos dias 7 a 9 de dezembro.

Os interessados no curso de Música também deverão fazer o THE, mas, nesse caso, o teste será o envio de um vídeo entre os dias 18 e 29 de setembro.

Vagas do Vestibular 2024 da Unicamp

A Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba. 

A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Enem-Unicamp 2024

A universidade também conta com o Enem-Unicamp, a seleção por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o ano de 2024 estão sendo ofertadas 639 vagas neste processo seletivo. 

As inscrições para o Enem-Unicamp 2024 estão abertas até o dia 30 de novembro. 

Resultado do Vestibular 2024 da Unicamp

O resultado do Vestibular 2024 da Unicamp deve ser divulgado no dia 29 de janeiro.

Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.

Para mais detalhes, acesse o edital do vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.