Institutos Federais agora são fato

Em 31/12/2008 08h07 , atualizado em 31/12/2008 12h30 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Ao sancionar a lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia na segunda-feira (29), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que “o desafio do país é fazer de 2009 o melhor ano da educação no país”. A lei foi publicada na terça-feira (30) no Diário Oficial da União.

No ensino profissionalizante, o governo pretende deixar em funcionamento 354 escolas técnicas até 2010, sendo 214 construídas ainda na gestão de Lula. Segundo o presidente, com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia o país dá um salto na educação profissional e amplia as oportunidades para milhares de jovens e adultos em todas as unidades da Federação. Ele destaca que a qualificação de mão-de-obra proporcionada pelo ensino profissionalizante dá lastro ao desenvolvimento econômico e social.

Os institutos, que se apóiam na infra-estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovem mudanças com a ampliação dos campi e, principalmente, por oferecer aos jovens mais oportunidades de formação. Até 2010, quando a expansão da educação profissional se completar, o país abrirá 500 mil vagas nas diferentes modalidades de ensino, da educação média integrada à formação superior em tecnologia.

Presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, os institutos iniciam as atividades com 168 campi. Em 2010, quando plenamente implantados, serão 311. Nesse mesmo prazo, as vagas devem ser ampliadas de 215 mil para 500 mil. Clique aqui para ver como ficam os institutos federais em cada estado.

A rede vai destinar metade das vagas ao ensino médio integrado à educação profissional. Na educação superior, destinará 30% a cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos e 20% a licenciaturas em ciências da natureza (física, química, biologia e matemática). Serão incentivadas as licenciaturas com conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica (mecânica, eletricidade e informática) e, na área de pesquisa e extensão, estimulada a busca de soluções técnicas e tecnológicas.

*Com informações do Ministério da Educação

Veja também:
26/12: Institutos federais têm data certa para ser sancionados
04/12: Lei de criação dos institutos federais de educação segue para sanção presidencial

Por Gabriele Alves