Inscrições do vestibular da Uerj terminam em 30 de abril

Em 15/04/2008 11h00 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe até 30 de abril as inscrições para os exames de qualificação do vestibular 2009. O prazo para se inscrever no vestibular da Uerj começou no dia 09 deste mês.

Confira o edital

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Uerj – a instituição oferece o laboratório de informática para aqueles que não têm acesso a internet. Na ocasião, o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição, o questionário sociocultural e imprimir o boleto bancário no valor de R$38. Os candidatos isentos desta taxa tiveram seus nomes divulgados no dia 07 de abril.

Os cartões de confirmação de inscrição, contendo o local das provas, estarão disponíveis entre 04 e 09 de junho. As provas serão aplicadas às 9h do dia 22 de junho (com duração de 4 horas) e a divulgação do gabarito será no mesmo dia. O resultado deve ser divulgado no dia 1º de julho.

Duas chances

Os candidatos podem fazer o 1º e o 2º exame de qualificação (em setembro), sendo que a nota a ser considerada será a maior. O candidato aprovado em pelo menos um dos Exames de Qualificação estará apto a realizar o Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular Estadual 2009, e, somente nesta fase, fará opção pela instituição, pela carreira e, se for o caso, pelo Sistema de Cotas.

O vestibular da Uerj engloba a seleção para a própria universidade, para a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e para os cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ), e da Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMERJ).

Critérios

As provas do vestibular Uerj obedecerão às seguintes regras de pontuação:
A - aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 20 (vinte) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;

B - aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 15 (quinze) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;

C - aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 10 (dez) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;

D - aprovados com recomendação D: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 5 (cinco) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;

E - reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos não poderão realizar o Exame Discursivo.

Por Camila Mitye