Inscrições para o vestibular 2009 da UFMG começam neste domingo

Em 09/08/2008 11h00 , atualizado em 09/08/2008 11h05 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Minas Gerais recebe, pela internet, de 10 de agosto a 12 de setembro as inscrições para o vestibular 2009 da instituição. O valor da taxa para quem não recebeu isenção é de R$ 125.

Leia o edital na íntegra

A primeira etapa do vestibular será aplicada no dia 7 de dezembro, nas cidades de Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Salinas, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Já as provas da segunda etapa serão aplicadas de 5 a 8 de janeiro de 2009 apenas nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

Os candidatos que estudaram os quatro últimos anos em escola pública poderão solicitar o bônus de 10% em suas notas finais. Os candidatos negros na mesma condição terão 15% de bônus na nota. Para solicitar o benefício é preciso indicar sua opção no ato da inscrição.

Este ano haverá mudanças no processo seletivo, como a redução do número de questões na 2ª fase. Agora as provas terão de duas a seis questões mais uma redação, de acordo com o curso. Também não haverá mais teste de aptidão para o curso de Artes Visuais, mas apenas as provas de habilidades, aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Estas provas só serão corrigidas se o candidato for aprovado na 1ª fase.

No vestibular de 2009 serão oferecidos 16 novos cursos, além da oferta de quatro cursos em período noturno, antes só oferecidos pela manhã. Os cursos são: Administração, Análise de Sistema e Serviços de Saúde, Aqüicultura, Arquivologia, Ciência de Alimentos, Ciência do Estado e Governança Social, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design, Design de moda, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Pública, Licenciatura do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena. Essas mudanças significam um aumento de 1.236 vagas na instituição.

Clique aqui para ver a lista de leitura obrigatória deste vestibular

Por Marla Rodrigues