Inscrições para o Enem terminam às 23h59 de hoje

Em 11/07/2008 07h50 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Termina às 23h desta sexta-feira (11) o novo prazo de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. As inscrições foram reabertas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) na última segunda-feira (07) devido à muitos pedidos de estudantes que perderam o prazo antigo, que foi encerrado em 13 de junho.

Desta vez não haverá inscrições nas agências dos Correios, os interessados poderão se inscrever apenas pela internet.

Após o fim das inscrições, em junho, o MEC divulgou que mais de 1 milhão de pessoas haviam se inscrito nesta edição do Enem. Ainda assim, o número é baixo já que no ano passado o número de inscrições chegou a 3,5 milhões.

Como fazer

Quem perdeu o prazo pode se inscrever no site do Enem, onde deve preencher o formulário e imprimir o comprovante. Ao final do preenchimento, um boleto bancário será gerado, para o candidato faça o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35 até o dia 14 de julho (próxima segunda) em qualquer agência bancária.

Quem está concluindo, este ano, o ensino médio em escola pública ficará isento do pagamento desta taxa e o boleto não será gerado. Já quem já terminou o ensino médio (em escola pública ou particular) ou estuda em escola particular e não tem condições de pagar a taxa, poderá preencher uma declaração de carência que estará disponível no site, no ato da inscrição. Após preenchê-la e imprimi-la, o estudante deve enviá-la para o Inep pelos Correios até o dia 14 de julho, junto a uma cópia do seu documento de identidade.

O Inep informou que, devido à greve dos Correios, aceitará correspondências enviadas até esta data, 14 de julho.

O inscrito receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esta data, o estudante é orientado a procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Prova

A prova – composta de 63 questões de múltipla escolha e uma redação – será aplicada no dia 31 de agosto (domingo, às 13h) em 1.400 municípios brasileiros. Os alunos terão cinco horas para resolver o exame.

Aqueles que necessitarem de atendimento especial para realizar a prova deverão informar na ficha de inscrição a condição em que se encontram para poderem ter o mesmo atendimento dos demais. Para a realização da prova em unidades prisionais ou hospitalares, é preciso que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados.

Veja também:
Tire suas dúvidas sobre o Enem e o ProUni.

Por Camila Mitye