Quem quer participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 tem só até esta hoje (dia 13) para se inscrever. O prazo, que antes valia até 30 de maio foi prorrogado uma vez e termina definitivamente nesta sexta.
As inscrições podem ser feitas pela internet ou por meio dos Correios. Para os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública, a participação no Enem é gratuita, mas os estudantes da rede privada devem efetuar o pagamento da taxa de R$35 nas agências bancárias antes de entregar a ficha de inscrição nos Correios. Apenas os estudantes de colégios particulares com bolsa integral poderão pedir a isenção.
Para quem já terminou o ensino médio, as fichas de inscrição deverão ser retiradas nos Correios, a taxa deverá ser paga (mesmo tendo estudado em escola pública) e depois devolvida preenchida em qualquer agência dos Correios. Só estarão isentos da taxa de inscrição os egressos de escola pública ou privada que se declararem financeiramente carentes.
Até quarta-feira, mais de 1 milhão de pessoas já haviam se inscrito nesta edição do Enem, segundo dados divulgados pelo próprio MEC. No ano passado, o total de inscritos foi de 3,5 milhões.
Pela internet
Para se inscrever pela internet, basta acessar o site do Inep (www.enem.inep.gov.br/inscricao/), preencher a ficha e imprimir o comprovante. Nesta modalidade de inscrição não será possível solicitar a isenção da taxa, pois o site emite o boleto automaticamente.
O inscrito receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esta data, o estudante é orientado a procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.
Prova
A prova – composta de 63 questões de múltipla escolha e uma redação – será aplicada no dia 31 de agosto (domingo, às 13h) em 1.400 municípios brasileiros. Os alunos terão cinco horas para resolver o exame.
Necessidades Especiais
Aqueles que necessitarem de atendimento especial para realizar a prova deverão informar na ficha de inscrição a condição em que se encontram para poderem ter o mesmo atendimento dos demais. Para a realização da prova em unidades prisionais ou hospitalares, é preciso que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados.
Veja também:
Tire suas dúvidas sobre o Enem e o ProUni.
Por Camila Mitye