Inep prorroga inscrições para o Enem 2009

Em 17/07/2009 15h14 , atualizado em 17/07/2009 15h15 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que as inscrições para o Enem 2009 foram prorrogadas até às 23h59 do próximo domingo (19). A decisão foi tomada devido ao grande número de acesso ao sistema de inscrição.

Esclarece ainda os inscritos poderão efetuar pagamento da taxa de inscrição até o dia 22, próxima quarta-feira. É possível ainda gerar novo boleto até a mesma data, no link de acompanhamento de inscrição.

Para se inscrever, o candidato deve preencher neste link o requerimento. É necessário pagar uma taxa de R$ 35. Estudantes que vão concluir este ano o ensino médio em escolas públicas serão inscritos gratuitamente de forma automática.

Os demais interessados em serem isentos do valor têm a opção de se declarar pertencente a família de baixa renda. Para tanto, é necessário que o usuário se atente à tela que lhe oferece essa opção dentro do sistema, pois nela há duas alternativas: gerar boleto bancário no valor de R$ 35 ou solicitar a isenção de taxa.

Participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2008, 2007 e 2006 não são mais isentos automaticamente, a exemplo dos concluintes do ensino médio da rede pública. Eles deverão solicitar o desconto no ato do preenchimento do formulário, como está explicitado acima.

Os candidatos devem acessar então a página de acompanhamento de inscrições para saber se sua declaração de carência foi aceita ou não. Os não beneficiados com a isenção deverão pagar o valor exigido para participar do exame.

Estudantes que guardam o sábado

Ao se inscrever no Enem 2009, os religiosos sabatistas deverão declarar ao preencher a ficha eletrônica que necessitam de atendimento especial. Quem já se inscreveu deve acessar o site do Enem e inserir essa informação por meio do sistema de acompanhamento de inscrições, também até amanhã.

No sábado, 03 de outubro, 1° dia de provas, os candidatos deverão comparecer aos locais de prova normalmente, até às 12h55, horário de fechamento dos portões. Eles ficarão em uma sala, incomunicáveis, até às 18h, quando poderão dar início à realização de seus exames. O tempo para responder às questões é o mesmo dos outros participantes: 4h30. No domingo, o horário de início das provas será o mesmo para todos os candidatos, às 13h.

Provas

Os exames serão aplicados em dois dias, segundo o cronograma abaixo:

03/10: das 13h às 17h30 – Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
04/10: das 13h às 18h30 – Prova II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

De acordo com a proposta inicial do Enem 2009 feita pelo Ministério da Educação (MEC), a prova englobaria 200 questões. Mas este número caiu para 180, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).

Os participantes deverão chegar com antecedência aos locais de prova, pois os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente.

Resultado

O Boletim Individual de Desempenho será entregue a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, no endereço fornecido pelo participante. Também será possível verificar a pontuação obtida pelo site do Enem, a partir do número de inscrição no processo e senha fornecida.

As cidades onde serão aplicadas o Enem 2009 e ainda as competências e habilidades, assim como o conteúdo programático que será cobrado neste exame, estão disponíveis na Portaria do exame. Para lê-la na íntegra, clique aqui.

Veja também:
Ainda tem dúvidas? Mande um email para o Plantão do Enem
Blog da redação: MEC e o novo modelo de vestibular das federais

Por Wanessa de Almeida