Inadimplência chega a 30% nas universidades baianas

Em 27/06/2008 14h51 , atualizado em 27/06/2008 14h52 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Ingressar no ensino superior não é mais o maior desafio, mas sim manter-se financeiramente nas universidades, sobretudo nas particulares. Na Bahia, a taxa de inadimplência do pagamento das mensalidades chega a 30%.

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, o reitor da Ucsal (Universidade Católica de Salvador), José Carlos Almeida da Silva, associou o problema das pendências a três fatores: a expansão da educação de ensino médio entre as classes C, D e E; a concentração da renda (10% da população mais rica detém 67% da riqueza) e o alto número de desempregados.

No Centro Universitário da Bahia (FIB), a taxa de inadimplência varia na casa dos 10%. Dos 600 alunos que abandonam os cursos todos os semestres, 500 deles desistem por enfrentarem dificuldades financeiras.

O país não tem condições de financiar o ensino superior a todos os cidadãos, mas para tentar minimizar este problema, programas governamentais como o ProUni e também iniciativas de universidades privadas têm oferecido bolsas de estudo e financiamento estudantil. Não é a solução definitiva, mas uma boa alternativa para aqueles que tanto querem uma chance.

Saiba mais sobre os tipos de bolsas de estudo.

Por Marla Rodrigues