IFSP abre inscrições do Processo Seletivo 2022/2 para cursos técnicos

São mais de 1,9 mil vagas em 26 campus no estado de São Paulo. Entre os cursos técnicos estão: Mecatrônica, Cervejaria e Marketing.
Em 10/05/2022 17h47 , atualizado em 10/05/2022 17h50 Por Lucas Afonso

Instituto Federal de São Paulo
Campus do Instituto Federal de São Paulo na capital paulista.
Crédito da Imagem: Divulgação / IFSP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abriu hoje, 10 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 para cursos técnicos. O prazo para se inscrever se encerra no dia 5 de junho. A taxa é de R$20.

Inscreva-se!

Isenção

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição podem fazer o pedido até 20 de maio no portal do candidato. São requisitos para pedir a isenção:

  • Ter renda familiar por pessoal de até R$1.818,00;
  • Ter cursado o ensino fundamental em escola pública ou com bolsa internal em escola particular.

Para comprovar as informações prestadas é necessário apresentar documentos específicos que estão listados no item 7 deste edital

Seleção

A prova do processo seletivo do IFSP será realizada no dia 19 de junho, das 9h às 12h. Os candidatos realizarão a avaliação na mesma cidade, ou município da mesma região, do campus escolhido na inscrição. 

O acesso às informações sobre o local de realização do exame será liberado no portal do candidato no dia 16 de junho.

O portão do local de prova será aberto às 8h e fechado pontualmente às 8h50. Os participantes deverão levar documento original com foto, caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta, lápis preto, borracha, bem como a ficha de convocação para a prova. 

Serão 30 questões objetivas distribuídas igualmente entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O gabarito estará disponível no dia 20 de junho. Já o resultado final será informado pelo instituto no dia 5 de julho.

As matrículas serão realizadas entre 6 e 8 de julho. É necessário realizar estar cadastro no Portal Único do Governo Federal (gov.br) para poder realizar a matrícula. 

Oportunidades

O IFSP oferta 1.970 vagas para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio em 26 campus. 

Entre as formações técnicas disponibilizadas estão: Mecatrônica, Comércio, Administração, Automoção Industrial, Informática, Química, Edificações, Design de Interiores, Logística, Eletrotécnica, Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, Marketing e Cervejaria.

Os cursos funcionam nas cidades de: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano. 

Cotas

Das vagas oferecidas, 50% estão reservadas para estudantes que cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas.

O IFSP destina dentro deste percentual vagas para os seguintes grupos de cotistas:

  • Pessoas de baixa renda
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
  • Pessoas com deficiência

Saiba mais detalhes do processo seletivo pelo edital e na página do IFSP