Institutos federais de SC, RS e Fluminense (RJ) aplicam vestibulares 2016/2

Os horários de realização das provas variam conforme a instituição de ensino.
Em 26/06/2016 00h01 , atualizado em 11/07/2016 14h43 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia aplicam provas de seus vestibulares 2016/2 neste domingo, 26 de junho. Contam com seleção os IFs Fluminense (IFF), de Santa Catarina (IFSC) e do Rio Grande do Sul (IFRS).

Orientações

Os candidatos precisam ficar atentos aos horários de início das provas de cada IF. O IFSC e o IFRS pedem antecedência mínima de 30 minutos, enquanto o IFF recomenda uma hora. 

Os vestibulandos do IFSC e do IFRS precisam levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), enquanto o IFF só aceita caneta de tinta preta nas mesmas especificações. 

É necessário levar, ainda, documento de identificação original com foto e comprovante de inscrição impresso. 

IFF

O IFF realiza a sua primeira fase das 8h30 às 12h30. As provas serão compostas por 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. 

Candidatos aos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo passam, ainda, pelas provas de Aptidão Específica das 15h às 18h. 

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 26 de julho e os locais de prova estarão liberados em 10 de agosto. 

A segunda fase será em 14 de agosto. As provas contarão com seis questões discursivas, além de uma redação. O teste para os cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Licenciatura em Teatro terão apenas a produção textual. 

Candidatos ao curso de Música participam da prova prática oral de solfejo, leitura rítmica e métrica, prova de redação e prova de Habilidade Específica, constituída de 25 questões de múltipla escolha, no dia 13 de agosto. 

Resultado

O resultado da segunda fase será publicado em 25 de agosto. A lista de aprovados será divulgada em 9 de setembro. Há previsão de três reclassificações até o mês seguinte. 

O Vestibular preencherá 344 para Cursos Superiores de Tecnologia, de Licenciatura e de Bacharelado. Mais informações no Edital

IFSC

A seleção do IFSC será feita em uma única etapa para 3.924 inscritos. As provas começam às 13h30. O Vestibular contará com 30 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês ou Espanhol, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além de uma redação. 

Aprovados

O resultado será divulgado em 14 de julho. As matrículas serão recebidas entre 18 e 20 seguintes. A segunda chamada está prevista para 22 do mesmo mês e o registro será de 26 a 28 próximos. 

A seleção oferece 686 vagas em 18 cursos superiores. Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto são as graduações mais concorridas. Mais informações no Edital.

IFRS

O IFRS também conta apenas com uma fase do Vestibular. As provas começam às 8h30. A seleção será composta por 45 questões objetivas sobre Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação. 

Resultado

O resultado será publicado em 11 de julho. O Vestibular oferece 198 vagas para os campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga e Rio Grande. Outras 200 foram oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mais informações no Edital.