A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou no final da tarde de hoje, 24 de junho, mudanças pelas quais passará o Vestibular 2023. O processo seletivo avalia estudantes para ingressarem na Universidade de São Paulo (USP).
Conforme o Conselho de Graduação da Fuvest, foram aprovadas estas três mudanças:
1- Alterações na forma de classificação dos aprovados
Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) serão classificados de acordo com sua nota no vestibular.
Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, acredita que mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira.
“Em 2023, provavelmente teremos um número maior de ingressantes na USP de egressos da escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pois também concorrerão às vagas destinadas à AC, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas também concorrerão às vagas destinadas à EP. ”, explica Garcia.
2- Comissão de avaliação de candidatos PPI
Outra mudança no vestibular 2023 da Fuvest é a implementação de uma comissão que fará a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI).
A comissão deverá identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula. A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.
De acordo com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a inclusão social e as políticas de permanência estudantil são duas metas que fazem parte do programa de gestão à frente da Reitoria.
"A USP é agente importante na sociedade brasileira e deve servir de modelo na busca da equidade e da diversidade. Um primeiro passo nesse sentido foi a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e, agora, a implementação de mudanças no vestibular para aperfeiçoar o processo e definir conceitos”, destaca o reitor da USP
3- Comprovante de vacina
Por fim, a última alteração para Fuvest 2023 é a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros.
Leia também: USP ofertará mais de 11 mil vagas para ingresso em 2023
Vestibular Fuvest 2023
O prazo para solicitar isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2023 da Fuvest segue aberto até 12h do dia 15 de julho. Podem participar candidatos com renda familiar de um a três salários mínimos.
Confira as principais datas do Vestibular 2023 da Fuvest:
-
Inscrições: 15 de agosto a 23 de setembro
-
Provas 1ª fase: 4 de dezembro
-
Provas 2ª fase: 8 e 9 de janeiro de 2023
-
Provas de habilidades específicas: 11 a 14 de janeiro de 2023
-
Resultado: 30 de janeiro de 2013
O vestibular conta com duas fases. Na primeira, os inscritos respondem questões objetivas de conhecimentos gerais; na segunda, é vez da redação e questões discursivas.
A lista de obras literárias da Fuvest 2023 que será cobrada nas provas é a mesma do ano passado.