Fuvest 2025: professores destacam que 1ª fase exige atenção, leitura e análise crítica do vestibulando

Quase 100 mil candidatos fizeram as provas ontem (17) em várias cidades do estado de São Paulo
Em 18/11/2024 14h54 Por Silvia Tancredi

1ª fase da Fuvest 2025
Professores acreditam que 1ª fase da Fuvest 2025 foi trabalhosa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas da 1ª fase do Vestibular 2025 da Fuvest cobraram que os candidatos tivessem bastante atenção e análise crítica. Professores de colégios e cursinhos ressaltaram ainda que os vestibulandos se depararam com muita leitura, o que tornou o exame cansativo. 

Os quase 100 mil vestibulandos fizeram as provas ontem (17) em várias cidades do estado de São Paulo. De acordo com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a taxa de abstenção foi a menor da história dos vestibulares: 7,48%.

O processo seletivo contou com 90 questões objetivas de múltipla escolha todas as disciplinas ministradas no ensino médio. Os gabaritos da 1ª fase da Fuvest 2025 foram liberados na manhã de hoje, 18 de novembro.

Acesse os gabaritos da 1ª fase da Fuves 2025

Prova trabalhosa, mas criativa

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo, acredita que a prova foi bem elaborada e criativa, mas, que, ao mesmo tempo, exigiu bastante domínio dos estudantes.

"A prova da 1ª fase da Fuvest 2025 trouxe aos alunos questões difíceis que exigiam muita atenção, com tabelas e mapas, por exemplo. O exame teve ainda muitas questões interdisciplinares, relacionando as matérias de uma forma criativa, o que tornou a prova mais trabalhosa"

Vera Lúcia da Costa Antunes

Vera Lúcia comenta ainda que a Fuvest dá bastante importância à análise crítica do vestibulando. "A banca quer ver se o aluno é bem antenado e tem consciencia dos problemas sociais com questões da atualidade, como, por exemplo, imigração, violência contra a mulher e cultura indígena. 

Vera Lúcia é coordendora pedagógica

Novidades na 1ª fase da Fuvest 2025

O diretor do Curso Anglo, Viktor Lemos, analisa que as provas da 1ª fase da Fuvest 2025 apresentaram novidades. Uma delas é que, na prova de literatura, houve nove questões de obras literárias ao invés de seis. O profissional comenta que, de todos os livros cobrados, somente um não foi citado.

Outro destaque, na opinião do diretor, é a presença de questões interdisciplinares na prova de inglês. "Nesse teste, apareceram questões em inglês, mas que para resolvê-las o estudante precisava ter conhecimentos de física e biologia, por exemplo". 

Duas outras provas chamaram a atenção de Lemos. De acordo com ele, a prova de física foi muito difícil, exigindo do jovem muitas contas e conhecimento técnico muito específico da área da física. A outra prova foi de matemática.

"A prova da matemática da 1ª fase da Fuvest 2025 foi cansativa, com muitos textos longos nos enunciados. Sendo assim, o aluno precisava interpretar os textos antes de fazer as questões, que também exigiram muitas contas para chegar nos resultados"

Viktor Lemos

Temas diversificados

Ilha de calor caiu na prova de geografia da 1ª fase da Fuvest 2025

Luis Felipe Valle, professor de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, acredita que a prova de Geografia da 1ª fase da Fuvest foi bastante variada, tanto nos temas quanto nos recursos para os alunos se apoiarem na resolução das questões, tais como gráficos, tabelas e mapas.

Veja abaixo alguns temas que apareceram na 1ª fase da Fuvest 2025:

  • Garimpo na Amazônia;

  • Relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) dos países e a publicação científica desses países;

  • Industrialização brasileira;

  • Agropecuária na região do Matopiba;

  • Climatologia;

  • Meio ambiente, como Ilhas de calor

  • Continente africano.

"A 1ª fase da Fuvest 2025 foi uma prova bastante diversificada e, como sempre, com um estilo mais direto. As questões no geral foram objetivas, mas houve
algumas um pouco mais complexas e outras mais acessíveis, resultando em uma prova equilibrada e que mantém a tradição da Fuvest”

Luis Felipe Valle

2ª fase da Fuvest 2025

Para ser aprovado para a 2ª fase da Fuvest 2025, é necessário ter sua classificação em posição acima de 4 vezes o número de vagas e acertar, pelo menos, 27 questões da prova da primeira fase (30% do exame). Em caso de empate, todos os candidatos são convocados para a segunda fase.

A 2ª fase da Fuvest 2025 será composta por 200 pontos que se dividem entre os dois dias, confira:

  • 1º dia da 2ª fase da Fuvest 2025 (100 pontos) - 50 pontos para 10 questões discursivas de português e 50 pontos para redação. 

  • 2º dia da 2ª fase da Fuvest 2025 (100 pontos) - 12 questões discursivas que vão se dividir entre 2 e 4 matérias específicas que variam conforme a graduação escolhida. 

Vagas e concorrência da Fuvest 2025

O Vestibular 2025 da Fuvest  preencherá mais de 8 mil vagas em cursos ministrados na Universidade de São Paulo (USP). 

Entre os cursos mais concorridos do vestibular organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), estão carreiras da área de saúde e de humanas. O destaque fica por conta da grande procura para cursos da área de comunicação.

Medicina, em São Paulo, é o curso mais disputado, com 96,5 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia (São Paulo) - 55,6 e Relações Internacionais (São Paulo) - 42,5.

Concorrência completa Fuvest 2025

Para mais detalhes, acesse a página do vestibular da Fuvest.

Crédito da imagem:

[1] Arquivo pessoal