Fuvest: 2ª fase do Vestibular 2021 começa hoje

Mais de 33 mil candidatos são esperados para os dois dias de provas com redação e questões discursivas.
Em 21/02/2021 00h05 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Fuvest
Crédito: Divulgação/Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) aplica hoje e amanhã, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021 da Universidade de São Paulo (USP). A expectativa é que 33.315 candidatos participem da etapa.

Veja os locais de prova

Nos dois dias as provas serão aplicadas das 13h às 17h. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e os candidatos devem chegar com antecedência de uma hora.

O uso de máscara de proteção facial é obrigatório. O candidato também deve levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul. É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente.

Cidades de Aplicação

Região Metropolitana de São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Coronavírus: protocolo de biossegurança

Por conta do momento de pandemia do coronavírus, a Fuvest tem um protocolo de biossegurança para o dia de aplicação das provas. Veja algumas das medidas que devem ser seguidas:

  • Uso obrigatório de máscaras com a recomendação que candidatos levem uma máscara adicional;
  • Haverá álcool nas salas e banheiros para higienização;
  • Todos os coordenadores e fiscais da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Cada sala terá no máximo 40% de ocupação, com as mesas mantendo 1,5 metros de distanciamento;
  • Portas e janelas das salas ficarão abertas e o ar-condicionado não será utilizado;
  • O consumo de alimentos não poderá ser feito em sala, apenas líquidos.
  • Alimentação será realizada fora da sala, em local demarcado pela organização, caso necessário. Opte por alimentos leves e de fácil manuseio.

Provas

Nesta etapa serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos, com duas provas discursivas obrigatórias para todos os candidatos, divididas da seguinte forma:

Dia 1: Prova com 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura + uma prova de redação.

Dia 2: Prova com 12 questões, de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma.

Mais: O que deve cair na 2ª fase do Vestibular 2021 da Fuvest

Obras Literárias

  • Poemas Escolhidos - Gregório de Matos
  • Quincas Borba - Machado de Assis
  • A Relíquia - Eça de Queirós
  • Claro enigma - Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia - Graciliano Ramos
  • Mayombe - Pepetela
  • Campo Geral - Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
  • Nove Noite - Bernardo Carvalho

Habilidades Específicas

Para o curso de Música e Artes Cênicas também haverá a aplicação do teste de habilidades específicas. Apenas nesta seletiva, por conta da pandemia de coronavírus, a avaliação será feita de forma on-line para os candidatos ao curso de Música, entre 23 e 27 de fevereiro. Para Artes Cênicas será entre 23 e 26 de fevereiro, presencialmente. Já o curso de Artes Visuais não exigirá esta prova no Vestibular 2021.

Como foi a 1ª fase?

O Vestibular 2021 recebeu 130.766 inscrições. As provas foram aplicadas no dia 10 de janeiro e contaram com 90 questões objetivas sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Mais: Veja as provas e gabaritos da Fuvest

A lista de classificados foi liberada no dia 1º de fevereiro e, de acordo com a Fuvest, as notas de corte para a classificação à 2ª fase aumentaram em relação à edição anterior da seletiva. A instituição informou que, como a 1ª fase contou com provas mais acessíveis, por causa do cenário de pandemia, os candidatos conseguiram alcançar melhores pontuações.

Vagas e Resultado

A USP está oferecendo 8.242 vagas, sendo metade reservada aos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A Fuvest vai divulgar o resultado no dia 19 de março e as matrículas serão recebidas até o dia 23 seguinte. 

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.