Furg promove semana de trote solidário

Em 04/03/2008 08h55 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nem sempre a palavra “trote” remete àquilo que mais marca os noticiários (brincadeiras violentas e humilhantes). Há várias instituições no Brasil promovendo a solidariedade nessa brincadeira que é fundamental para os calouros, como um “ritual de passagem” da vida de estudante comum para estudante universitário.

Seguindo este exemplo, desde ontem (03), os calouros de Engenharia de Alimentos da Furg – Fundação Universidade Federal do Rio Grande – participam da Semana de Acolhida da instituição, que tem como lema "Formando Cidadãos Conscientes". O evento acontece pela 3ª vez e é organizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Alimentos da Furg - PET–EA.

O trote solidário envolve atividades culturais, esportivas e comunitárias, incluindo uma gincana de arrecadação de alimentos. Em 2007, os alunos da Furg conseguiram uma tonelada de alimentos que foram doados à Rede Abraçar e entidades assistenciais.

Ontem, segunda-feira, dinâmicas de grupo e programação das atividades tomaram conta do primeiro dia dos calouros na universidade. De hoje (04) até sexta-feira (07) acontecem as atividades (diversos tipos de provas), sempre a partir das 10h30, para não atrapalhar as aulas dos novatos.

Na sexta, os alunos participam da prova cidadã, com recolhimento de alimentos e plantio de árvores com crianças de uma escola carente da região.

Mais trote:
21/02: Trote violento: Calouro é retirado de sala de aula e agredido na Uninove.
15/02: Calouros e Veteranos da USP e da PUC-SP são flagrados abusando do trote.
31/01: Federal de Goiás faz campanha anti-trote.

Veja também:
Brincadeira de mau gosto.

Por Camila Mitye