Financiamento Estudantil (Fies) terá novas regras

Em 27/03/2008 15h14 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou novas regras para o Financiamento Estudantil (Fies). Os detalhes serão passados junto ao seu pronunciamento, que será no próximo sábado, 29, no Sesc de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e já estarão valendo para o processo seletivo do segundo semestre de 2008.

A partir de agora, o Fies estará vinculado ao ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda. A mudança será útil para aqueles que receberem bolsas de 50% ou 25%, pois assim poderão arcar com os gastos sobressalentes para se formar.

O prazo para pagar o empréstimo do Fies também mudou e agora corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação. Cursos de cinco anos, por exemplo, poderão ser pagos em dez. Os estudantes terão um semestre após finalizar o curso para começar a pagar o financiamento.

O melhor de tudo é que a taxa de juros do financiamento melhorou, e agora está menor, principalmente para as carreiras que exigem muitos profissionais no mercado, como licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia. Para estes casos, a taxa cai de 9% para 3,5% e para os demais cursos, para 6,5%.

Uma mudança significativa é em relação ao fiador que todos os estudantes devem apresentar para poder fazer o financiamento. Agora os alunos podem abrir cooperativas de crédito, o fiador solidário, e assim garantir o direito ao financiamento do governo.

Por Marla Rodrigues