Filosofia e Sociologia passam a ser disciplinas obrigatórias do Ensino Médio

Em 02/06/2008 18h02 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou hoje, dia 2, a lei que obriga todas as escolas de ensino médio a lecionarem as disciplinas de Filosofia e Sociologia. O Senado Federal havia aprovado no dia 8 de maio a proposta que inclui na grade curricular do ensino médio estas matérias.

O Congresso Nacional alterou o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A medida deve ser colocada em prática assim que a mudança for publicada no Diário Oficial da União.

Filosofia e Sociologia já foram disciplinas obrigatórias, mas deixaram de ser no período ditatorial (1964-1985) quando foram substituídas por Educação Moral e Cívica. Esta proposta de reinclusão tramitou no Congresso Nacional por 11 anos.

No vestibular

Além da mudança óbvia, a inclusão destas disciplinas poderá mudar também o conteúdo programático do vestibular. Algumas universidades já cobram questões de filosofia, mas com a obrigatoriedade das matérias no ensino médio, provavelmente todas as provas de vestibular testarão os conhecimentos dos estudantes em Filosofia e Sociologia.

Por Marla Rodrigues