Federais de Pernambuco abrem inscrições para Vestibular 2009

Em 13/08/2008 10h25 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2009 UFPE/UFRPE/Univasf, que oferece um total de 9.846 vagas em 134 opções de graduação. Os candidatos podem se inscrever no site da Covest até o dia 09 de setembro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil.

Manual do Candidato

Este processo seletivo, que é o mais concorrido do estado do Pernambuco, é uma parceria entre a Universidade Federal do Pernambuco, a Universidade Federal Rural do Pernambuco e a Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Neste ano, antes mesmo de fazer a inscrição, o candidato deve preencher um pré-cadastro, em que será solicitado nome, e-mail, CPF (obrigatório e que deve ser de propriedade do próprio candidato) e uma senha. Posteriormente, ele deverá informar demais dados pessoais (filiação, endereço etc) e só depois será direcionado para o formulário de inscrição, onde será solicitado que ele informe a universidade em que deseja estudar, o curso pretendido, opções de entrada, entre outras informações.

Tais informações preliminares (CPF e senha) garantirão ao candidato o acesso a uma área restrita dentro do próprio site da Covest, onde ele poderá alterar seus dados, caso venha a verificar erros.

Três etapas

O Vestibular será realizado em até três etapas sucessivas e eliminatórias. A primeira etapa, constituída por 80 questões de múltipla escolha, acontecerá em um único dia (23 de novembro), com duração de cinco horas. Esta prova será comum a todos os candidatos, independentemente da opção por instituição ou curso pretendido.

Já segunda etapa será realizada em dois dias (07 e 08 de dezembro), com provas de duração de quatro horas. Os cursos ofertados foram agrupados por área de conhecimento e instituição, com provas diferenciadas de acordo com a escolha de grupo do candidato. Nessa fase os candidatos farão uma redação, resolverão questões variadas de Língua Portuguesa.

A terceira etapa só se aplica aos candidatos aos cursos de Bacharelado em Estatística, Matemática ou Química oferecidos pela UFPE. Essa etapa corresponde a uma formação pré-acadêmica, na qual o candidato deve cursar duas disciplinas específicas de nível superior. Para os candidatos aos cursos de Música e Licenciatura em Dança, haverá testes de Habilidades específicas, antes das provas da primeira etapa.*

Por Camila Mitye

*com informações da Assessoria de Comunicação da UFPE