Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2009 da Unicamp

Em 01/09/2008 08h00 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre nesta segunda-feira, 1º de setembro, as inscrições para seu Vestibular 2009, em parceria com a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O período começaria no dia 14 de agosto mas foi adiado para que candidatos pudessem solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Manual do Candidato

Os interessados devem se inscrever pela internet, de hoje até o dia 07 de outubro. Os candidatos isentos receberão por e-mail uma mensagem contendo o código de isenção para que possam fazer a inscrição sem precisar pagar a taxa.

Provas

O calendário da Unicamp é unificado com mais oito universidades de São Paulo: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP.

A prova da primeira fase do Vestibular 2009 da Unicamp será aplicada no dia 16 de novembro deste ano e inclui uma Redação e mais 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. De 11 a 14 de janeiro de 2009 acontecem os exames que compõem a segunda fase do processo seletivo. Nesta etapa, são aplicadas oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

Para serem aprovados, os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênica, Artes Visuais, Dança e Música necessitam fazer os exames de Habilidades Específicas, que acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A partir deste vestibular os candidatos ao curso de Odontologia não precisam mais fazer testes de aptidão.

Os aprovados em 1ª chamada serão conhecidos no dia 05 de fevereiro e suas matrículas serão realizadas no dia 10 de fevereiro.

Ampliação

O Conselho Universitário da Unicamp aprovou a ampliação de vagas e cursos para o novo campus da instituição, na cidade de Limeira, já para o ano de 2009. São mais 480 vagas em oito novos cursos de graduação, todos inéditos na Unicamp.

Os novos cursos são: engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas. Cada um deles terá 60 vagas e estas representam um acréscimo de 17% do total de vagas oferecido pela Unicamp (de 2.830 para 3.310).

A Unicamp informa que a previsão é de chegar a 1.000 novas vagas, 75 docentes e 40 funcionários no campus Limeira até o ano de 2013. Alguns dos cursos previstos para futura implantação na Unicamp são: fisioterapia, produção cultural, terapia ocupacional e conservação e restauro.

Mais informações no site da Comvest.

Veja também:
29/08: Unicamp divulga lista dos beneficiados com redução da taxa de inscrição

Por Camila Mitye