Enem será a forma de seleção para ingresso nos institutos federais

Em 08/05/2009 12h31 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, será adotado para substituir os vestibulares dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os antigos Cefets. A decisão foi anunciada hoje pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif), em reunião realizada na capital do Tocantins, Palmas.

O próximo passo é aprofundar as discussões sobre os critérios a serem utilizados. “Concordamos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em seu questionamento ao atual vestibular, que valoriza mais a memorização do que a capacidade de análise dos alunos”, afirmou o presidente do Conif, Paulo César Pereira, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Embora tenham aprovado a adesão à proposta do MEC, os reitores demonstraram preocupações com alguns pontos, como a oferta de vagas para as populações locais, que podem ficar prejudicadas com o vestibular unificado. Também foi levantado o problema da exclusão dos alunos do ensino médio que não tenham participado do Enem, já que o exame não é obrigatório. Segundo o presidente do Conif, as dúvidas e questionamentos serão tratados em encontro, na próxima semana, com representantes do MEC, em Brasília.

* com informações do MEC

Veja também:
18/04: Reitores de universidades e MEC definem mais formas de adesão ao novo Enem
13/04: MEC propõe datas para Enem 2009
Blog da redação: MEC e o novo modelo de vestibular das federais

Por Wanessa de Almeida