Comissão de implantação da UFFS é instalada

Em 11/02/2009 17h59 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi instalada nesta quarta-feira (11). O comitê é presidido pelo professor Dilvo Ristoff, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e acompanhará os trabalhos de criação da nova universidade, que deve iniciar suas atividades em 2010.

A sede será instalada na cidade de Chapecó (SC), e a universidade contará ainda com os campi de Erechim e Cerro Largo (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). O projeto de lei que cria a UFFS foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho do ano passado e atualmente encontra-se em tramitação no Congresso Nacional.

Trinta novos cursos devem ser criados para atender cerca de dez mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com abrangência nas áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular.

Serão necessários 500 professores universitários, 108 técnicos administrativos de nível superior e 232 de nível médio para o pleno funcionamento da instituição. Para o custeio e o pagamento de salários, estima-se um investimento anual de R$ 194,5 milhões.

Abrangência

A UFFS beneficiará cerca de 3,7 milhões de habitantes da mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, que compreende o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, agrupando um total de 396 municípios. A instituição será a única universidade pública dessa região e terá estrutura multicampi com abrangência nos três estados do Sul.

A instituição é uma das quatro instituições federais de caráter internacional que estão sendo criadas no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento local e a integração dos países do Mercosul.

*Com informações do Ministério da Educação

Veja também:
Saiba mais sobre o Reuni

Por Gabriele Alves